A Microsoft deve gastar mais de US$ 1 bilhão para consertar os defeitos seu console de videogame de terceira geração Xbox 360. A empresa fez o anúncio nesta quinta-feira (5/7), quando informou também que expandiu a garantia para três anos dos usuários do console que têm um certo tipo de falha. O novo programa é resultado de "inaceitável número de reparos", disse a empresa, por meio de um comunicado. A informação surge em meio a uma série de reclamações sobre falhas no Xbox 360 na internet.
Segundo a Microsoft, investigações indicaram "uma série de fatores" que podem ter causado problemas relacionados a uma mensagem de erro no aparelho. O problema é identificado por três luzes vermelhas no console. A empresa se compromete a consertar ou trocar o equipamento defeituoso.
A companhia informou também que vai reembolsar os clientes que já tenham pago pelo conserto. Depois de investigar o alto número de equipamentos com defeito, a Microsoft disse que identificou a causa do problema e fez as mudanças necessárias para preveni-las.
A Microsoft não informou o número de equipamentos atingidos pela falha. O Xbox 360 também é vendido no Brasil desde dezembro de 2006 por R$ 3 mil. Ele concorre com o PlayStation 3, da Sony, e o Wii, da Nintendo, ambos lançados em novembro do ano passado.