A Sadia anunciou que finalizou com sucesso a adequação à lei americana Sarbanes-Oxley (Sox). Após um trabalho minucioso e complexo iniciado em 2005, a empresa passou pela última etapa do processo e recebeu a certificação, sem ressalvas, emitida por uma auditoria externa.
A Sox foi promulgada em 2002 e se aplica a todas as empresas que negociam ações nas bolsas de valores dos EUA. Criada após o surgimento de escândalos financeiros envolvendo empresas norte-americanas, a lei tem como principal objetivo garantir a segurança dos acionistas e investidores com medidas que aprimoram o controle interno, a transparência e a precisão das demonstrações financeiros e contábeis emitidas pelas companhias.
A companhia diz que a certificação reitera o seu compromisso com as melhores práticas de governança corporativa. "A adequação traz ganhos efetivos para a empresa e para os seus acionistas, como mecanismos de controles internos mais eficazes, mitigação de riscos e conseqüentemente valorização no mercado. Além disso, reforça ainda mais a preocupação da Sadia com os elevados padrões de controle e de transparência dos seus processos", afirmou o diretor de relações com investidores da Sadia, Welson Teixeira.