A loja de aplicativos App Store e a loja virtual de músicas e vídeos iTunes da Apple foram vítimas de ciberataque no fim de semana. De acordo com informações coletadas por blogs especializados em tecnologia, um suposto hacker usou dinheiro das contas do iTunes para comprar aplicativos de livros sem autorização dos usuários.
Segundo o blog Engadget, o dinheiro foi revertido para compras de um vendedor "aparentemente vietnamita", chamado Thuat Nguyen. Na hora em que o ataque foi denunciado, Nguyen era responsável por 42 dos 50 livros mais vendidos da filial americana da App Store.
O blog TNW, por sua vez, publicou comentários de usuários da Apple em fóruns de discussão e concluiu que a loja de aplicativos da companhia está "cheia de programas hackers" e que o desvio de dinheiro do iTunes não foi um incidente isolado. O TNW alerta que os problemas foram denunciados por usuários do mundo inteiro, e não apenas dos Estados Unidos, como disse o Engadget.
Procurada pelos blogs, a Apple se recusou a comentar o incidente e declarou que faria uma apuração própria do suposto problema.
- Ciberataque