A internet ultrapassou os caixas eletrônicos de autoatendimento (ATMs) como canal de atendimento mais utilizado pelos correntistas, respondendo por 30,6% das transações bancárias no ano passado, segundo relatório do Banco Central sobre o Sistema de Pagamentos de Varejo no Brasil, divulgado nesta segunda-feira, 5.
O estudo aponta ainda que a internet foi o canal usado para a realização de 27% do total de transações de pagamento de contas, de tributos e de transferência de crédito no ano passado, ficando atrás apenas dos correspondentes bancários, que representaram 36% do total de transações.
No ano passado foram realizadas 8,36 bilhões de transações pela internet, aumento de 15,6% em relação a 2008, quando totalizou 7,23 bilhões. Na mesma base de comparação, o valor transacionado nos bancos pela web avançou 17,6%, fechando em R$ 7,3 trilhões em 2009.
"Da quantidade total de transações, 26% implicaram movimentação financeira em contas de clientes e, entre essas, 54% estavam relacionadas a transferências de crédito", diz o relatório do BC.
A pesquisa revelou ainda que o número de acesso a contas por telefone celular registrou crescimento de 250% em 2009, mas mesmo assim continua sendo um canal pouco expressivo entre os correntistas. A quantidade de transações realizadas por meio de celulares e PDAs foi de 100 milhões em 2009, ante as 29 milhões em 2008.
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