Web supera ATMs como canal de atendimento bancário, aponta BC

0

A internet ultrapassou os caixas eletrônicos de autoatendimento (ATMs) como canal de atendimento mais utilizado pelos correntistas, respondendo por 30,6% das transações bancárias no ano passado, segundo relatório do Banco Central sobre o Sistema de Pagamentos de Varejo no Brasil, divulgado nesta segunda-feira, 5.
O estudo aponta ainda que a internet foi o canal usado para a realização de 27% do total de transações de pagamento de contas, de tributos e de transferência de crédito no ano passado, ficando atrás apenas dos correspondentes bancários, que representaram 36% do total de transações.
No ano passado foram realizadas 8,36 bilhões de transações pela internet, aumento de 15,6% em relação a 2008, quando totalizou 7,23 bilhões. Na mesma base de comparação, o valor transacionado nos bancos pela web avançou 17,6%, fechando em R$ 7,3 trilhões em 2009.
"Da quantidade total de transações, 26% implicaram movimentação financeira em contas de clientes e, entre essas, 54% estavam relacionadas a transferências de crédito", diz o relatório do BC.
A pesquisa revelou ainda que o número de acesso a contas por telefone celular registrou crescimento de 250% em 2009, mas mesmo assim continua sendo um canal pouco expressivo entre os correntistas. A quantidade de transações realizadas por meio de celulares e PDAs foi de 100 milhões em 2009, ante as 29 milhões em 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.