Como resultado de um projeto de pesquisa de três anos, a Petrogal Brasil e o time da IBM Research Brasil desenvolveram, sob incentivo da estrutura regulatória da ANP (Agência Nacional do Petróleo), o protótipo de uma ferramenta que, usando inteligência artificial e outras tecnologias de ponta, atua como um assistente para geocientistas na identificação e avaliação de prospectos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas.
A ferramenta interage com os cientistas, trazendo insights e sugestões de acordo com o contexto e pode ajudá-los no desenvolvimento de modelos geológicos aprimorados, na avaliação de riscos de forma mais rápida e eficiente para novos prospectos de exploração e na otimização do desenvolvimento de novos poços exploratórios.
Treinada a partir do conhecimento obtido de diversas interpretações sísmicas e trabalhos de campo já existentes, e com conhecimento capturado em um sistema de representação de conhecimento que leva em conta o contexto e práticas de seus usuários, a tecnologia aprimora continuamente seus recursos, aprendendo por meio da interação com os usuários ou com a inserção de novos dados, segundo a IBM.
A compreensão visual baseada em IA é usada para ajudar os geocientistas a examinar grandes conjuntos de dados sísmicos em 3D e identificar rapidamente estruturas geológicas que possam armazenar petróleo e gás.
O protótipo automatiza a análise de documentos técnicos (incluindo anotações feitas por cientistas e pesquisadores), fornece conselhos / sugestões sobre como interpretar imagens da subsuperfície e auxilia nas avaliações de risco.
O sistema está sendo testado atualmente por geocientistas e novos recursos estão sendo desenvolvidos pelas duas empresas. Estamos muito animados pois sabemos que este protótipo pode impulsionar o uso de tecnologias avançadas pela indústria de Óleo e Gás e romper barreiras tecnológicas, possibilitando um melhor entendimento sobre as potenciais aplicações de Inteligência Artificial no setor de energia.