A administradora de cartões de crédito Visa acaba de colocar no ar o site www.financaspraticas.com.br, resultado da primeira fase do seu programa Finanças Práticas. Trata-se de um guia sobre finanças pessoais, cujo propósito é orientar os usuários administrar o dinheiro de forma mais fácil e eficiente.
Na página, os consumidores encontrarão informações adaptadas ao país e conselhos práticos sobre o que fazer para o dinheiro render mais. ?A Visa acredita que a educação financeira é fundamental para a construção de uma economia saudável, que promova hábitos bancários responsáveis, contribuindo efetivamente para o crescimento da economia do país?, diz Eduardo Gentil, presidente da Visa do Brasil.
O site www.financaspraticas.com.br contém seções como: entenda o crédito, elaboração de um orçamento, serviços bancários ou etapas da vida. O conteúdo está dirigido às necessidades das diferentes fases da vida, seja ir à universidade, comprar um carro, alugar ou comprar uma casa, ter um bebê, procurar um trabalho, o que fazer em situações inesperadas (perda do emprego, divórcio, falecimento de um familiar).
Por meio de exemplos, simulações e atividades interativas on-line, os consumidores também poderão obter conselhos úteis para elaborar um orçamento, manter o nome ?limpo? e entender os meios de pagamento existentes.
?A importância desse programa é poder oferecer aos consumidores brasileiros ferramentas e temas que foram especialmente desenvolvidos para este mercado. Entretanto, é fundamental que os consumidores reconheçam que a responsabilidade financeira reincide sobre cada um. O objetivo de Finanças Práticas é facilitar esse processo ao proporcionar dicas e informações básicas que ajudam os consumidores a tomar decisões mais bem informadas?, afirma Andréa Cordeiro, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil.
O lançamento do Finanças Práticas conta com o apoio de entidades como a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços); Febraban (Federação Brasileira de Bancos); Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial); Equifax; Rádio Eldorado e a Rede Record.
Após o lançamento dessa primeira etapa, novos conteúdos serão desenvolvidos para expandir a área de alcance de Finanças Práticas. A idéia é estabelecer parcerias com associações de classe, universidades, grupos de interesse, meios de comunicação ou qualquer entidade que também tenha o objetivo de contribuir com a economia através da educação.