Cerca de 1,2 mil profissionais de 47 países, reunidos nesta terça-feira, 5, na TechWave 2008, a conferência anual de clientes e desenvolvedores da Sysbase, que acontece em Las Vegas (EUA), ouviram o CEO e presidente da empresa, John Chen, anunciar que a Sybase atingiu a marca de 800 milhões de novos assinantes de licenças de aplicativos móveis até o primeiro trimestre.
O executivo disse que isso reflete o bom momento da companhia, que faturou US$ 1,093 bilhão no ano passado, 16% de crescimento na comparação com o ano anterior, e e um aumento de 28% no lucro, após descontado o imposto de renda. Os números, segundo ele, validam aposta da Sybase na estratégia de mobilidade e no gerenciamento do que a empresa chama de "Unwire Enterprise".
"A Unwired Enterprise já é uma realidade, mas nós elevamos seu patamar para que as empresas possam desenvolver e implementar, com agilidade, aplicações para ambientes móveis que expandam o alcance das informações críticas aos usuários nas linhas de frente", explicou Chen.
Segundo o executivo, os requisitos dos ambientes móveis corporativos estão cada dia mais sofisticados, evoluindo de simples aplicações que funcionam em dispositivos individuais para outras que mobilizam informações de vários sistemas back-end [que dão suporte aos prrocessos de negócio, com estoquqe, logística, finanças, etc.]
Fundamentada em tecnologias líderes de mercado, utilizadas hoje por milhares de empresas, a plataforma, segundo a Sybase, oferecerá uma infra-estrutura aberta, flexível e baseada em padrões. "Assim, as empresas poderão otimizar a infra-estrutura existente, aproveitar seus valiosos recursos de dados e apresentar informações com total segurança, onde e quando necessário", afirmou Chen.
Anos de bons resultados
De acoro com o executivo, a Sybase, que já tem mais de 20 anos de fundação, sempre foi um bom negócio para os acionistas, apresentando lucro de 14,3% nos últimos dez anos. "Se levarmos em conta os últimos cinco anos, o ganho foi de 17,7%; nos últimos três anos, 17,6% e somente no último ano, 43,5%", explicou Chen, complementando que os números sempre foram superiores aos índices da Standard and Poors, Goldman Sachs Software Index e Russel no período.
Chen ainda explicou que a estratégia da empresa vem ao encontro das tendências de mercado, que apresentam crescimento de 14% no segmento de celulares – 40% dos quais em smartphones –, 3,5 bilhões de assinantes no mundo e 38% de crescimento em banda larga. "Os números refletem na necessidade das corporações investirem em grid computing, virtualização e cloud computing, que demandam maiores volumes de base de dados e velocidade nas transações, áreas tradicionais da Syabse. O volume de dados no último ano cresceu cerca de 60%", complementou.
Além disso, segundo o executivo, as aplicações 2.0, as redes sociais, demandam desenvolvimento transacionais, com as novas aplicações requeridas pelos clientes.
O evento também foi palco do lançamento de novos releases de software da Sybase, como o Power Build, SQE, ASE Cluster Edition e RAP – The Trading Edition, além de a inclusão no portfólio de softwares voltados para mobilidade como o Analytic Plataform, mBanking, MMS-365, SQL Anywhere 11 e Afaria 6.0.
Plataforma de mobilidade
A nova plataforma de mobilidade da Sybase inclui alguns aprimoramentos em aéreas como serviços de dados, para acesso uniforme a diferentes origens de informações, de dados estruturados e não-estruturados e aplicações pré-prontas; serviços de middleware, para ambientes móveis, a ligação de middleware entre dados corporativos e dispositivos móveis em ambientes de desenvolvimento e implementação para diferentes ecossistemas; serviços de dispositivos, uma interface para o desenvolvimento e implementação de aplicações em uma grande diversidade de plataformas de dispositivos.
Além disso, uma ferramenta unificada para desenvolvimento de aplicações e console única de administração, com um quadro unificado para o gerenciamento, proteção e implementação de dispositivos e aplicações de dados no ambiente móvel.
O jornalista viajou a Las Vegas a convite da Sybase.