A Saraiva anunciou nesta terça-feira, 5, o lançamento do Lev, seu primeiro leitor digital (e-reader) portátil que completa o portfólio de soluções para livros digitais da empresa. Ele é resultado de um trabalho de mais de um ano, que aliou o conhecimento de 100 anos do Grupo Saraiva em varejo e mercado editorial brasileiro à expertise da Bookeen, líder europeu em dispositivos para leitura, e do Centro de Estudos Avançados do Recife (C.E.S.A.R), que atuou em conjunto com a equipe da Saraiva na criação do software e integração com a biblioteca de livros digitais e loja.
O novo produto será oferecido em uma abordagem multicanal, com distribuição tanto nas lojas de varejo da Saraiva em todo Brasil quanto por meio do e-commerce em duas versões, que já contemplam 14 títulos gratuitos, quatro dos quais na lista dos mais vendidos. O aparelho permite o acesso ao maior acervo de obras digitais em língua portuguesa do País: são mais de 30 mil títulos em português e 450 mil em língua estrangeira no formato digital.
De acordo com Michel Levy, CEO do Grupo Saraiva, o lançamento do Lev reflete a visão da companhia sobre este mercado que vive um momento de transformação diante do acesso a conteúdos digitais e mudança no comportamento de leitura do consumidor. "Temos uma estratégia de longo prazo com foco no cliente e para atender esta demanda e oferecer a melhor experiência de leitura e compra, trazemos ao mercado o Lev, o único dispositivo que já vem com uma Saraiva. Estamos comprometidos em oferecer a melhor escolha para leitura digital, com possibilidade de experimentação do produto nas lojas Saraiva", disse.
"O Lev foi concebido exclusivamente para a Saraiva com o objetivo de levar a melhor experiência de leitura ao cliente,", disse Deric Guilhen, diretor de produtos digitais da Saraiva. O Lev conta com uma tela com tecnologia sensível ao toque (touch screen) de 6 polegadas E-ink e HD (213 dpi), pesa 190 gramas, possui memória de 4 GB, que permite armazenar cerca de 4 mil livros. Com uma bateria de longa duração, que chega até três semanas, é comercializado em duas versões.
Plataforma integrada
Dentre as vantagens do novo produto está a ampla integração com todas as soluções digitais da Saraiva – foco de investimento contínuo da companhia. Com apenas um clique, o consumidor poderá entrar em sua biblioteca no Saraiva Reader, comprar novos títulos e acessar conteúdos. "Para nós era determinante garantir que o cliente pudesse acessar todos os seus conteúdos de forma rápida e fácil no novo dispositivo, por isso integração da plataforma foi um dos nossos maiores investimentos", explica Guilhen.
Desde 2010, existe o Saraiva Reader, aplicativo de leitor de e-books, compatível com plataforma Apple, que usam o sistema operacional iOS, Macs e PCs, e dispositivos que rodam Android. Até o momento já foram registrados mais de 4,5 milhões de downloads. Seguindo essa mesma diretriz, a Saraiva conta também com o Publique-se!, plataforma de autopublicação, que já tem mais de duas mil obras publicadas. O usuário do Lev poderá baixar os livros por meio do próprio aparelho ou por tablets e computadores. Todos os títulos ficarão armazenados na nuvem na conta do usuário, que poderá acessá-los em outras plataformas.
O Lev conta com garantia de 12 meses. O consumidor também poder adquirir uma capa como acessório, disponível pelo preço sugerido R$ 79 e com promoção de lançamento até 31/8 por R$ 59.