A Stefanini e a Novidá, startup criada em 2012 que visa trazer uma experiência de compra diferenciada ao cliente do varejo, apostam em um aplicativo para smartphones e tablets com tecnologia exclusiva, que permite localizar o cliente dentro da loja, em tempo real, por meio de um sistema patenteado de localização indoor. Essa tecnologia funciona como um GPS para ambientes fechados, utilizando sistemas de WI-FI e Beacons de forma integrada para obter – com precisão de poucos metros – a localização do cliente dentro da loja.
De acordo com Vinicius Fontes, gerente executivo de inovação da Stefanini, a tecnologia empregada é revolucionária para o varejo porque permite atender o cliente de maneira customizada, com ofertas e mídia/propaganda no momento em que o cliente está mais propenso a recebê-las, ou seja, quando ele está dentro da loja, passando em frente ao produto de uma marca anunciante. "Toda essa inteligência leva em conta o perfil, histórico de compras e também o setor da loja onde o cliente está naquele momento. Com isso, a Stefanini e a Novidá oferecerão ao consumidor uma ruptura em sua experiência de compras no varejo, mais intuitiva, interativa e facilitadora", afirma Fontes.
Com funções como ofertas da loja, cupons de desconto, conteúdos tutoriais, listas de compras (prontas e editáveis) e a localização de produtos na loja, o aplicativo irá oferecer uma experiência de maior independência e acesso à informação do varejo virtual dentro do varejo físico, unindo o melhor de cada meio de compra para uma experiência única.
Para Fábio Rodrigues, diretor executivo da Novidá, a solução disponibiliza ao consumidor uma ferramenta que integra o melhor da experiência de compras online e off-line, trazendo a facilidade do processo de pagamento, a personalização do atendimento, além de entender o cliente para ser assertivo nas ofertas e abordagens.
"A localização indoor é um grande diferencial, pois um aplicativo simples não conseguiria gerar a interação que conseguimos com nossa solução. Temos um processo patenteado no Brasil de atendimento e marketing por dispositivos móveis em ambientes fechados, que nos permite ofertar produtos e serviços ao cliente conforme sua proximidade", diz Rodrigues.
"Você pode dialogar e influenciar o processo de compras do cliente como jamais qualquer mídia conseguiu, no ato de decisão do cliente, em frente à gôndola. Além disso, conseguimos gerar conhecimento sobre o comportamento do consumidor na loja de forma inédita, onde o varejo e as marcas podem entender melhor o perfil de seus clientes e serem mais assertivos na sua proposta de valor", completa o executivo.
Entre as vantagens da solução estão: rentabilização dos estabelecimentos; localização de produtos dentro da loja; propagandas e descontos por proximidade; entendimento a respeito do comportamento do consumidor, dentre outros. "A parceria com a Stefanini é chave para nós, tanto comercial como em desenvolvimento de novas linhas do produto. Nossos planos com a Stefanini englobam ainda a integração da plataforma Novidá com os sistemas de ERP e POS do varejista, soluções de pagamentos móveis e programas de fidelidade e Big Data", finaliza Rodrigues.