A Inteligência Artificial (IA) está redesenhando o panorama dos serviços bancários, oferecendo possibilidades ilimitadas para a indústria. Nesse contexto, a Saque e Pague, plataforma de tecnologia que conecta pessoas a soluções financeiras por meio de um ecossistema de serviços, está passando por um processo de transição. A companhia tem estudado estratégias para, em breve, utilizar a IA com mais precisão em seus produtos e caixas eletrônicos, que atualmente totalizam cerca de três mil, distribuídos em mais de 570 cidades brasileiras.
A inovação se manifestará de várias formas, incluindo sugestões de transações com base no histórico do cliente, ofertas de serviços ou produtos específicos alinhados com as preferências do usuário e até mesmo a adaptação da interface do caixa eletrônico de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Essa abordagem visa aprimorar a experiência do público, proporcionando uma interação mais intuitiva e personalizada nos ATMs. Além disso, essas novas ferramentas têm o potencial de fortalecer a segurança do consumidor.
"Reconhecemos a importância estratégica da Inteligência Artificial para nos manter competitivos em um mercado que está em constante evolução. Nossos planos para a expansão do uso da IA na empresa incluem ferramentas de desenvolvimento de software, aprimoramento na detecção de fraudes, inteligência operacional e estudo de comportamento e tendências do usuário da nossa rede", pontua Paulo César Pinheiro, CEO da Saque e Pague.
Neste primeiro momento, a IA já está sendo incorporada em operações internas, a companhia está explorando a automação de desenvolvimento por meio generativo e aplicando IA em sua gestão de numerário. A ferramenta também está sendo utilizada nos sistemas de tomada de decisão que influenciam diretamente a disponibilidade dos terminais para os usuários.
"A implementação da Inteligência Artificial trouxe algumas facilidades notáveis para o desenvolvimento de produtos da Saque e Pague. Já percebemos melhorias em nossas entregas, que agora são mais rápidas, o que proporciona aos colaboradores mais tempo para se concentrarem em atividades estratégicas e complexas", afirma o CEO.
A Saque e Pague também está adotando medidas para assegurar a transparência no emprego da Inteligência Artificial em seus serviços, especialmente no que diz respeito à proteção da privacidade das informações e à governança de dados. Isso demonstra o compromisso em garantir que a nova implementação seja conduzida com princípios éticos, visando manter a confiança dos clientes e a integridade em todas as suas operações.