Brasil sedia encontro internacional de ministros de C&T

0

Em discurso durante o Fórum Ministerial realizado durante a 9ª Assembléia Geral da Rede de Organizações Científicas do Terceiro Mundo (TWNSO), na segunda-feira (4/9), em Angra dos Reis (RJ), o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, ressaltou a necessidade de união entre os países membros, como forma de garantir o avanço em áreas essenciais como saúde, agricultura, biotecnologia e energia. O encontro, presidido pelo ministro brasileiro, contou com a participação de ministros de 23 nações, entre as quais Cuba, Índia, Egito, Coréia do Norte, África do Sul e Irã.

Rezende apontou os avanços alcançados com o incremento de recursos para fomento, por meio dos fundos setoriais, e com o aumento do número de pesquisas apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). ?Foram concedidas 64,7 mil bolsas em 2005, cerca de 20 mil a mais do que em 2003?, comentou. A Lei de Inovação também foi apresentada como o marco legal criado com o objetivo de reduzir a distância existente entre a indústria e a academia.

Os ministros de Ciência e Tecnologia dos países que compõem o Fórum de Diálogo Trilateral Índia-Brasil-África do Sul (IBAS) aproveitaram para avaliar os resultados de workshops temáticos promovidos com o objetivo de fomentar a cooperação científica e tecnológica entre os três países. Esse encontro serviu como preparação para a reunião de cúpula, que reunirá os chefes de Estado dessas nações, em Brasília, no dia 13 deste mês.

Entre as conclusões e recomendações apresentadas pelos ministros estão a necessidade da criação de mecanismos de financiamento adequados, bem como o estabelecimento de projetos de pesquisa trilaterais a serem lançados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.