Brasil investe somente 1% do PIB em pesquisa

0

O Brasil investe somente 1% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento, enquanto nos países desenvolvidos esse índice é, em média, de 3%. A declaração foi feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, durante audiência nesta quarta-feira (5/9) na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a expectativa é que, em 2010, os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) cheguem a R$ 2,6 bilhões.

A audiência pública conjunta foi promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, para debater o projeto de lei do Poder Executivo que regula o funcionamento do FNDCT.

O ministro ressaltou ainda que seria interessante se houvesse um sistema descentralizado de fomento à inovação tecnológica, para que mais projetos e mais áreas pudessem ser beneficiadas.

Em resposta aos deputados Nazareno Fonteles (PT-PI) e Luiza Erundina (PSB-SP), Rezende afirmou que não há qualquer oposição do ministério à inclusão de representantes dos trabalhadores e de movimentos populares no conselho diretor do fundo. Também disse que a aprovação do projeto nos próximos meses é importante, porque já poderiam ser previstas mais ações e recursos para ciência e tecnologia no orçamento da União do próximo ano.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.