FNDCT não terá sobreposição de funções, garante ministro

0

Não haverá sobreposição de funções no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A afirmação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que disse nesta quarta-feira (5/9), em audiência na Câmara dos Deputados, que não haverá acumulo de funções no conselho diretor e nos comitês gestores dos diferentes fundos setoriais que compõem o FNDCT.

Segundo ele, o conselho diretor fará uma definição da política e das diretrizes para o setor, enquanto os comitês serão responsáveis pelo plano anual de aplicações de cada fundo específico.

As declarações foram dadas em resposta a questionamento do representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi. Eles participam da audiência pública conjunta promovida pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, para debater o Projeto de Lei 1631/07, do Poder Executivo, que regula o funcionamento do FNDCT.

Lucchesi e o representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Evandro Mirra, elogiaram o projeto. Mirra informou que a ABC participou como interlocutora do Ministério de Ciência e Tecnologia durante o processo de elaboração da proposta.

O ministro destacou, ainda, as ações transversais como a principal novidade do projeto de lei do Poder Executivo que regula o funcionamento do FNDCT. Por meio dessas ações, o conselho diretor do fundo poderá distribuir uma parte dos recursos para setores que não têm fundos setoriais. O FNDCT é composto de percentuais de vários fundos setoriais, entre eles o de petróleo e energia elétrica.

Rezende lembrou que o projeto encaminhado pelo governo é muito parecido com o aprovado em 2004 pela Câmara. Na época, o texto foi vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva por causa de um parecer da Advocacia Geral da União que afirmou que a proposta incluía questões orçamentárias e, por isso, deveria ter origem no Poder Executivo.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.