O secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e o chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Basileu Neto, assinaram nesta quarta-feira (5/8) o termo para a disponibilização do I3Geo (Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento) no portal do Software Público Brasileiro. O código-fonte da ferramenta já pode ser acessado por todos os interessados no endereço www.softwarepublico.gov.br.
Desenvolvida pelo MMA, o I3Geo é uma ferramenta para o acesso e integração de dados geográficos por meio da internet. A partir da incorporação de diversos aplicativos baseados em software livre em uma única interface, a ferramenta permite, por exemplo, a visualização e análise de dados geográficos através da criação de mapas interativos. Isso possibilita o acesso ao público em geral a um conjunto de informações relevantes sobre o meio ambiente, além de ser uma eficiente ferramenta de gestão.
Segundo o gerente de geotecnologia do MMA, Edmar Moretti, a ferramenta é útil não apenas para os órgãos que desenvolvem políticas voltadas exclusivamente ao meio ambiente. O i3Geo pode ser utilizado, por exemplo, para o mapeamento do atendimento a determinadas políticas públicas. Ele lembrou que o Ministério da Saúde emprega a solução para a consolidação do atlas epidemiológico do país.
Além dos ministérios do Meio Ambiente e da Saúde, também são usuários da solução a Presidência da República, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Educação. O I3Geo adota os Padrões de Interoperabilidade do Governo Federal (e-PING).
A assinatura de disponibilização do I3Geo como software público ocorreu durante a abertura da reunião do Comitê Técnico para Implantação do Software Livre do programa de governo eletrônico.
Na ocasião, o secretário Rogério Santanna lembrou a importância do portal do Software Público, administrado pela SLTI, na disponibilização de ferramentas livres à sociedade e destacou que as comunidades do portal já contam mais de 10 mil integrantes. Ele defendeu o uso do software livre e lembrou que o mesmo é utilizado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos como um recurso estratégico para a segurança nacional e para os interesses internos do país.