Governo disponibiliza solução para acesso a dados geográficos

0

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, e o chefe de gabinete do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Basileu Neto, assinaram nesta quarta-feira (5/8) o termo para a disponibilização do I3Geo (Interface Integrada para Internet de Ferramentas de Geoprocessamento) no portal do Software Público Brasileiro. O código-fonte da ferramenta já pode ser acessado por todos os interessados no endereço www.softwarepublico.gov.br.

Desenvolvida pelo MMA, o I3Geo é uma ferramenta para o acesso e integração de dados geográficos por meio da internet. A partir da incorporação de diversos aplicativos baseados em software livre em uma única interface, a ferramenta permite, por exemplo, a visualização e análise de dados geográficos através da criação de mapas interativos. Isso possibilita o acesso ao público em geral a um conjunto de informações relevantes sobre o meio ambiente, além de ser uma eficiente ferramenta de gestão.

Segundo o gerente de geotecnologia do MMA, Edmar Moretti, a ferramenta é útil não apenas para os órgãos que desenvolvem políticas voltadas exclusivamente ao meio ambiente. O i3Geo pode ser utilizado, por exemplo, para o mapeamento do atendimento a determinadas políticas públicas. Ele lembrou que o Ministério da Saúde emprega a solução para a consolidação do atlas epidemiológico do país.

Além dos ministérios do Meio Ambiente e da Saúde, também são usuários da solução a Presidência da República, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Educação. O I3Geo adota os Padrões de Interoperabilidade do Governo Federal (e-PING).

A assinatura de disponibilização do I3Geo como software público ocorreu durante a abertura da reunião do Comitê Técnico para Implantação do Software Livre do programa de governo eletrônico.

Na ocasião, o secretário Rogério Santanna lembrou a importância do portal do Software Público, administrado pela SLTI, na disponibilização de ferramentas livres à sociedade e destacou que as comunidades do portal já contam mais de 10 mil integrantes. Ele defendeu o uso do software livre e lembrou que o mesmo é utilizado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos como um recurso estratégico para a segurança nacional e para os interesses internos do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.