Cerca de 100 empresários dos setores de TI, design e engenharia participaram do lançamento do Projeto Smart City BH. A iniciativa, promovida pelo Sebrae-MG, estimula o desenvolvimento de soluções tecnológicas que melhorem a mobilidade urbana na capital mineira e criam oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas.
O conceito de Smart City (“cidade inteligente”), uso da tecnologia para a melhoria da qualidade de vida da população, já vem sendo aplicado em várias cidades da Europa, Estados Unidos e Ásia. Rede de sensores, análise de dados, dispositivos integrados, sistemas de controle, plataformas de comunicação e serviços via web, que garantam praticidade e segurança nos serviços de mobilidade são alguns dos exemplos de uma infraestrutura inteligente.
No Brasil, com a aproximação dos eventos esportivos que acontecerão até 2016, o Sebrae-MG pretende estimular os pequenos negócios a criarem produtos e serviços que minimizam os problemas gerados pelo trânsito e facilitam o acesso às informações turísticas online tanto para o turista como para o cidadão. “Precisamos desenvolver soluções de mobilidade que melhorem o bem-estar dos cidadãos, sejam sustentáveis e criem diferenciais para atrair mais turistas”, explica o diretor Superintendente do Sebrae-MG, Afonso Maria Rocha.
O projeto integra as ações do Programa Sebrae 2014, que pretende preparar os pequenos negócios para as oportunidades que serão criadas com a Copa. Inicialmente, 40 empresas de Belo Horizonte irão participar da iniciativa. O Sebrae-MG fará um diagnóstico sobre esse mercado na capital mineira e irá elaborar um plano de ação para atuação das empresas. A iniciativa tem o apoio do Governo de Minas e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Setor Smart City
– Estima-se que o mercado de soluções inteligente para as cidades já é de aproximadamente US$ 1,2 trilhão.
– US$ 37 trilhões serão investidos pelas cidades nos próximos 25 anos em soluções de inteligência urbana.