A NEC, fabricante japonesa de equipamentos de telecomunicações e serviços de integração, vendeu 2,7% da participação que mantém na joint venture criada com a chinesa Lenovo, por 18 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 230 milhões). De acordo com o Financial Times, o objetivo é racionalizar o portfólio da empresa e obter o retorno da lucratividade.
As empresas formaram a joint venture no ano passado para produzir computadores no Japão. A Lenovo ficou com 51% do capital da empresa e os 49% ficaram com a NEC. Segundo o jornal britânico, o estímulo para a empresa japonesa vender sua participação foi o aumento de 40% no valor das ações da fabricante chinesa, que declarou ter obtido lucro de 4 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 51 milhões) com a valorização.
Inicialmente, a NEC havia concordado em manter as ações em seu poder por pelo menos dois anos, mas a Lenovo concordou em liberar a vendas dos papéis seis meses antes. As empresas declaram que a venda não afetará as operações da joint venture. A fabricante japonesa estaria tentando redirecionar seu foco para negócios mais rentáveis, como redes corporativas e serviços de dados de internet, tanto que nos últimos anos se desfez das operações de hardware, incluindo semicondutores e telefones celulares.
O negócio ajudou a tornar a Lenovo uma das maiores vendedoras de PCs no Japão, um avanço fundamental para a empresa chinesa que busca aumentar sua participação no mercado de computadores de consumo nos países desenvolvidos. A Lenovo poderá comprar o controle total da joint venture em 2016.