NEC vende participação em joint venture que mantém com a Lenovo

0

A NEC, fabricante japonesa de equipamentos de telecomunicações e serviços de integração, vendeu 2,7% da participação que mantém na joint venture criada com a chinesa Lenovo, por 18 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 230 milhões). De acordo com o Financial Times, o objetivo é racionalizar o portfólio da empresa e obter o retorno da lucratividade.

As empresas formaram a joint venture no ano passado para produzir computadores no Japão. A Lenovo ficou com 51% do capital da empresa e os 49% ficaram com a NEC. Segundo o jornal britânico, o estímulo para a empresa japonesa vender sua participação foi o aumento de 40% no valor das ações da fabricante chinesa, que declarou ter obtido lucro de 4 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 51 milhões) com a valorização.

Inicialmente, a NEC havia concordado em manter as ações em seu poder por pelo menos dois anos, mas a Lenovo concordou em liberar a vendas dos papéis seis meses antes. As empresas declaram que a venda não afetará as operações da joint venture. A fabricante japonesa estaria tentando redirecionar seu foco para negócios mais rentáveis, como redes corporativas e serviços de dados de internet, tanto que nos últimos anos se desfez das operações de hardware, incluindo semicondutores e telefones celulares.

O negócio ajudou a tornar a Lenovo uma das maiores vendedoras de PCs no Japão, um avanço fundamental para a empresa chinesa que busca aumentar sua participação no mercado de computadores de consumo nos países desenvolvidos. A Lenovo poderá comprar o controle total da joint venture em 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.