A empresa Knewin, que funciona na incubadora MIDI Tecnológico, em Santa Catarina, desenvolveu um coletor de notícias que "varre" na nuvem sites de jornais, revistas e blogs e armazena as notícias coletadas em uma estrutura que facilita sua segmentação e recuperação.
O serviço destina-se principalmente a empresas que já consomem notícias, como clipadoras e empresas de inteligência e de análises setoriais.
Denominado NewsStream, o sistema promete entregar ao usuário apenas notícias que são do seu interesse. A ferramenta classifica as informações por nome da fonte, título, subtítulo, autor, data de publicação e conteúdo .
O diretor da Knewin, Lucas Nazário, diz que as notícias ficam disponíveis para os clientes cerca de 20 minutos após sua publicação na fonte original, com acesso 24 horas por dia e sete dias por semana, por meio de serviço web configurável.
"Os clientes podem buscar novas notícias a cada poucos segundos, em qualquer lugar, basta acessar a internet, nem precisa de sistemas específicos", diz.
De acordo com a Knewin, a ferramenta se diferencia de outras existentes porque não cobra por lotes de palavras-chave, e sim por notícia consumida (R$ 0,005 por cada uma).
"A concorrência pratica preços impensáveis e cobra de um jeito errado, ou seja, por fontes ou por palavras-chave. Isso é extremamente danoso para quem está consumindo notícias com o objetivo de agregar valor ao seu negócio. Existem jornais que publicam 500 notícias em uma semana e passam outras três publicando 50 e o valor para o serviço é o mesmo, o que é uma injustiça", diz Nazário.