Como garantir uma experiência de pagamento fluida e segura no maior festival de música, cultura e arte de São Paulo: a operação da Rede no The Town 2023? Com aproximadamente 150 pessoas envolvidas desde o início do ano, a operação da empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco contou com planejamento robusto para implementação do projeto; foram preparadas 4,5 mil maquininhas novas, mais tecnológicas e exclusivas, para atender 30 marcas nos pontos de venda e cerca de 850 ambulantes
A Rede é o meio de pagamento oficial do The Town 2023 – maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que acontecerá no Autódromo de Interlagos, nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro – e por trás de todo o entusiasmo deste que é um dos eventos culturais mais aguardados do ano, uma operação complexa e bem planejada é essencial para garantir uma experiência de pagamento segura e tranquila tanto para o público presente, quanto para os vendedores de alimentos, bebidas, souvenirs e outros itens que serão comercializados nos cinco dias de festival.
Para colocar este projeto de pé, o time da Rede está focado desde fevereiro no planejamento e estruturação da operação de pagamentos para o festival, visando assegurar que todos os detalhes sejam cuidadosamente elaborados. Com cerca de 150 pessoas dedicadas à esta tarefa, a empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco montou uma complexa infraestrutura para atender a demanda. Cerca de 4,5 mil novos terminais de pagamento estarão prontos para uso dos vendedores, garantindo disponibilidade de vendas durante todo o evento. Todas são do modelo Smart, mais tecnológico e que permite aos comerciantes aceitarem pagamentos por aproximação, com cartões de crédito, débito, pré-pago, entre outras formas de pagamento eletrônico, além de propiciar alta performance – já que conta com bateria de longa duração, conexão 4G e wifi, com interface que facilita a gestão das vendas no evento.
Adicionalmente, foram personalizadas 70 mil bobinas com a identidade do evento, capas para as máquinas e mais de 10 mil chips assegurando que haja uma ampla cobertura de sinal para a ocasião.
"Implementamos um trabalho robusto de planejamento, logística e tecnologia para garantir a melhor experiência de pagamentos para vendedores e clientes no festival, com toda a tecnologia que dispomos no Itaú para transformar e aprimorar a forma como as transações são realizadas", destaca Leonardo Frutuozo, superintendente da Rede. "Só no Rock in Rio, por exemplo, superamos a marca de 1,4 milhão de transações na ocasião. Para este outro grandioso evento, preparamos maquininhas exclusivas para todos os pontos de venda e nossos sistemas já estão aptos para atender ao volume de operações projetado, com um trabalho que envolveu um planejamento importante, desde dimensionamento da infraestrutura e a capacidade para lidar com o aumento esperado de transações, além de propiciar a segurança e a disponibilidade dos serviços durante todo o festival", completa.
Credenciamento dos pontos de venda
A preparação da Rede para um grande festival é abrangente. Esse processo requer uma equipe dedicada de 40 a 50 profissionais altamente qualificados, que investem de 4 a 5 dias na inicialização, teste e cadastramento das máquinas. Uma vez concluído esse passo crucial, os terminais são entregues nos pontos de venda dentro do festival. A entrega das máquinas é acompanhada por um detalhado mapeamento de todo o espaço do festival, resultando em um amplo mapa técnico que assegura um controle preciso de todas as máquinas distribuídas. O rastreamento é mantido de maneira rigorosa antes, durante e após o evento, para garantir que a operação ocorra sem contratempos e de forma eficiente.
Todo esse trabalho de credenciamento é detalhado para que todos os pontos de venda que estarão dentro do festival – cerca de 30 marcas e 850 ambulantes -, possam aderir ao sistema de pagamento, incluindo crédito, débito, Pix via QR Code. "Atuamos para oferecer aos nossos parceiros e frequentadores deste grande festival uma experiência de pagamento segura, única e ágil no momento de venda e compra das fichas de consumo utilizando os terminais fornecidos pela Rede, e que foram preparados para abranger a variedade de estabelecimentos participantes. Além disso, importante destacar que estamos disponibilizando maquininhas para 100% dos ambulantes, para garantir que eles conduzam suas vendas de maneira rápida e eficiente", salienta Leonardo. "Essa iniciativa busca proporcionar uma operação completa e eficaz, permitindo que os ambulantes também realizem transações de forma conveniente e fluida, elevando sua capacidade de atendimento e melhorando a experiência tanto para eles quanto para seus clientes."