Empresas de construção precisam se identificar como empresas de tecnologia, afirma especialista

0

Nesta quinta-feira,5, aconteceu o segundo dia do Construsummit, evento realizado pela Softplan que tem como objetivo ser uma jornada de aprendizado e networking com os principais nomes da Indústria da Construção e parceiros relevantes para o desenvolvimento do setor, como entidades de classe, grandes empresas e bancos.

Guilherme Brasil, Diretor Executivo de Tecnologia do Grupo Softplan, discutiu o impacto da inteligência artificial e a transformação digital na construção civil. O executivo destacou que o uso de IA e a digitalização estão moldando o setor, superando desafios como a fragmentação dos dados e a integração de informações em diversas etapas do processo de construção.

Foram abordados três grandes desafios que a indústria enfrenta: a diversidade de dados, a integração de sistemas e a imprevisibilidade das obras. A digitalização foi apresentada como uma solução para melhorar a eficiência e produtividade, com plataformas que organizam e tratam grandes volumes de dados, permitindo uma visão mais clara e integrada dos processos.

Guilherme também ressaltou a importância de se entender a inteligência artificial e como ela pode ser aplicada para automatizar tarefas e resolver problemas complexos, além de tornar as pessoas mais produtivas. Ele fez uma analogia entre o aprendizado humano e a IA, mostrando que ambos dependem de contexto para funcionar de maneira eficiente.

Por fim, Guilherme sugeriu que é hora das empresas de construção se enxergarem como empresas de tecnologia que constroem, e não apenas como construtoras que utilizam tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.