Nesta quarta-feira,4, teve início o Construsummit, evento que tem como objetivo ser uma jornada de aprendizado e networking com os principais nomes da Indústria da Construção e parceiros relevantes para o desenvolvimento do setor, como entidades de classe, grandes empresas e bancos.
Marcelo Magalhães, CEO e co-fundador da Ribus e Agrega, e Gabriel Manzano, CTO da CV crm, abordaram o impacto da Web 3.0 e da blockchain no mercado imobiliário. De acordo com Marcelo, a Web 3.0 permite a descentralização dos dados, dando aos usuários controle total sobre suas informações, o que traz mais segurança e transparência para as transações. Ele explicou que, por meio da blockchain, é possível criar registros imutáveis e auditáveis de contratos, o que elimina a necessidade de intermediários como cartórios, tornando o processo mais eficiente.
Marcelo destacou a mudança de comportamento das gerações mais jovens, que priorizam a flexibilidade e a posse temporária de imóveis, em vez da propriedade definitiva. Ele mencionou que a tokenização de ativos imobiliários oferece novas oportunidades de investimento, permitindo que propriedades sejam divididas em frações menores, facilitando sua compra e venda.
Segundo Gabriel contratos inteligentes que automatizam processos como o pagamento de aluguéis e a cobrança de juros por atrasos. Ele ressaltou que, com a blockchain, esses contratos são executados automaticamente, o que otimiza o back office das empresas e garante maior segurança nas transações.