O maior desafio atual da SAP é mostrar aos clientes os benefícios da nova versão RISE with SAP, que fornece ferramentas e serviços baseados na abordagem clean core, com modificações mínimas, para que o cliente possa migrar sistemas on premise, transformar processos de negócios, impulsionar a inovação contínua e disponibilizar a agilidade da nuvem.
Rodrigo Susaki, vice-presidente RISE with SAP & S/4HANA Cloud Brasil, diz que com essa inovação as empresas podem aumentar produtividade e ganhar diferenciais competitivos em seus mercados, unindo automações e inteligência artificial integradas.
"O ERP sempre foi uma ferramenta sólida, mas estamos mostrando aos nossos clientes que o que já era bom pode ser ainda melhor", afirma Susaki. A nova versão modularizada permite que as empresas ativem apenas as funcionalidades que trazem maior valor para suas operações, deixando de lado a necessidade de um ERP monolítico.
A sustentabilidade é outro fator relevante na proposta da SAP. Segundo Susaki, a empresa acredita que essa prática deve ser vista como um catalisador para os negócios. O RISE with SAP permite que as empresas monitorem sua emissão de carbono, transformando esses dados em indicadores reais e contábeis que podem ser auditados. Isso possibilita, por exemplo, a aquisição de créditos de carbono, provando ao mercado que as empresas estão comprometidas com a sustentabilidade.
"Com o ERP da SAP, as empresas conseguem, de fato, provar que estão emitindo e compensando, mostrando transparência para investidores, mercado e consumidores", explica. A ferramenta também auxilia na gestão de governança e indicadores sociais, como a diversidade na força de trabalho, que é cada vez mais importante no Brasil.
Inteligência Artificial
Uma das grandes inovações incorporadas ao SAP S/4HANA é a inteligência artificial Joule, que facilita processos operacionais e decisões estratégicas. Sasaki destaca que a SAP já possui mais de 100 cenários que utilizam essa tecnologia, como por exemplo, a automação da reconciliação de contas a pagar e receber, que reduz o tempo e o esforço de uma tarefa que antes era totalmente manual.
Além disso, a SAP introduziu um assistente digital que utiliza inteligência artificial para interagir com os usuários do ERP, respondendo a perguntas e auxiliando em decisões com base nos dados em tempo real. Segundo o executivo, 80% das transações mais utilizadas pelos clientes da SAP estarão disponíveis através do assistente digital.
Embora muitos associem as soluções da SAP a grandes corporações, Sasaki ressalta que o RISE with SAP também beneficia empresas de menor porte. Com a modularização, essas organizações podem adotar soluções específicas para suas necessidades, sem sobrecargas financeiras ou operacionais.
"Em resumo, o RISE with SAP está redefinindo a forma como as empresas gerenciam suas operações e integram a sustentabilidade em suas estratégias, proporcionando um ambiente mais ágil, eficiente e preparado para os desafios do futuro", enfatiza.