O número de americanos que clicaram em anúncios on-line caiu 50% de 2007 até hoje. Segundo estudo da comScore, apenas 16% dos usuários nos Estados Unidos acessaram publicidade na internet, ante 32% registrados na edição anterior da pesquisa, realizada em julho de 2007.
Segundo a consultoria, o resultado não quer dizer que a publicidade on-line nos EUA perdeu força, mas que as estratégias de marketing digital precisam ser revistas. A comScore analisa que os números mostram a importância de utilizar o display advertising (anúncios em banners, imagens, vídeos, etc.) de maneira mais completa, que não se baseie apenas no clique, mas também na visualização dos anúncios.
A vice-presidente de soluções de mercado da comScore, Linda Anderson, salienta que "o ato de clicar" está perdendo seu espaço no mercado da publicidade digital. Ela mostra que as empresas que tentam impulsionar suas campanhas publicitárias apenas pelo clique não apresentam absolutamente nenhum efeito sobre os 84% dos internautas americanos que não clicam em anúncios.
Linda acredita que tornar o clique estratégia central é "a coisa errada a se fazer", e diz que por isso muitas empresas já estão desenvolvendo campanhas publicitárias que atingem os usuários de forma mais ampla e se adaptam ao modo como eles se comportam na internet.
Segundo a analista, por esse motivo as formas de se medir a eficiência de uma campanha de marketing estão se tornando obsoletas com o desenvolvimento da internet. "Um clique não significa nada", concluiu Linda.
- Audiência em queda