Em setembro, o Google registrou o segundo mês consecutivo de perda de participação no mercado mundial de buscas pela internet e foi seguido pelo Yahoo, que também teve recuo de market share. Mas uma mudança drástica no mercado ocorreu em agosto, quando a ferramenta chinesa de buscas Baidu superou o Bing, da Microsoft, em representatividade, segundo dados da NetApplications.
Apesar de ainda manter a liderança absoluta no mercado de buscas, o Google fechou setembro com participação de 83,4%, parcela 1,39 ponto percentual inferior aos 84,73% registrados em agosto. Neste mês, a gigante de internet já havia apurado menor market share, já que em julho este foi de 84,97%.
Após ver sua participação de mercado subir de 5,99%, em julho, para 6,35%, em agosto, o Yahoo, segundo no ranking, teve pequena retração na representatividade em setembro, que ficou em 6,32%.
O fato mais relevante no mercado de buscas pela web nos últimos meses, no entanto, foi o Baidu ter assumido a terceira posição, deixando a ferramenta de busca da Microsoft para trás. Isso ocorreu em agosto, quando o site de buscas chinês obteve participação de 3,39%, contra 3,06% do Bing. Em julho, as duas ferramentas detinham 3,34% do mercado e em junho o Bing respondia por 3,39%, enquanto o Baidu tinha 3,06% do mercado. O Baidu terminou o mês passado com participação de 4,96%, 1,57 ponto percentual acima do resultado de agosto. O Bing, por suas vez, registrou o terceiro mês consecutivo de perda de representatividade em setembro, que foi de 3,25%.
- Internet