As distribuidoras de energia Light, do Rio de Janeiro, e Cemig, de Minas Gerais, firmaram um acordo para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) na área de smart grid. No total, as duas empresas vão investir R$ 65 milhões, sendo que o CPQD atuará como parceiro das distribuidoras.
A Light irá aplicar R$ 35 milhões no projeto. O projeto de desenvolvimento de redes de energia elétrica inteligentes das companhias tem como finalidade permitir, além da melhoria na eficiência operacional, a redução das perdas comerciais e maior interação com o consumidor.
"A Light e a Cemig estão unidas para investir em smart grid. Além da gestão de rede e demanda, esta nova tecnologia também será importante para a redução do furto de energia e para o bom funcionamento do mercado no país", disse o presidente da Light, Jerson Kelman.
Para os consumidores, a aplicação dessa nova tecnologia no Brasil vai permitir a prestação de novos serviços e tornar mais ágil os que já existem, principalmente através da manutenção e atendimento remotos, possibilitando o acompanhamento dos níveis de qualidade da energia recebida. O programa de P&D realizado pela Light e Cemig também amplia o número de canais de comunicação das concessionárias com o consumidor, como, por exemplo, por meio da utilização de televisores, celulares, aplicativos web e mostradores avançados, que permitirão que o cliente acompanhe seu consumo por meio de interfaces amigáveis, tais como gráficos e estimativas de consumo em reais.
Participação ativa
No caso da Light, o CPqD participa ativamente de todos os projetos de P&D e será o responsável direto pelo projeto que trata de soluções de monitoramento e supervisão da rede subterrânea e do desenvolvimento do software que será utilizado. Além disso, ele também é responsável pela arquitetura de telecomunicações das soluções de smart grid que serão desenvolvidas; pela solução de informações ao consumidor com tecnologia multimídia (que fornecerá a ele informações sobre o consumo de energia) e participará do desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia e de avaliação da satisfação do consumidor com as soluções.
Nos projetos de P&D da Cemig, o CPqD será responsável pelo desenvolvimento e realização de testes de laboratório e de campo (na cidade de Sete Lagoas) de todas as soluções de medição inteligente. Também será responsável pelas aplicações de automação da distribuição e trabalhará no desenvolvimento de soluções de participação do consumidor, por meio de portais e telefonia móvel; de avaliação da adesão dos clientes às soluções; e pela medição e avaliação dos resultados do projeto, sob os aspectos tecnológico, mercadológico e econômico-sociais.
- Negócios