O porcentual de consumidores que pretendem adquirir algum produto de informática no quarto trimestre deste ano, principalmente no período que antecede o Natal, atingiu o maior patamar em todos os períodos comparativos desde 1999, quando o levantamento do Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA), e Felisoni Consultores Associados passou a ser realizado. De acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 5, 16,4% dos 500 consumidores ouvidos na cidade de São Paulo informaram que pretendem compra algum produto de informática. O estudo revela que, na média, o gasto dos consumidores com esses produtos será de R$ 1.485.
Em segundo lugar na intenção de compra dos consumidores aparecem os eletrônicos (14%), seguidos pelos produtos de cine e foto (11,4%), de telefonia e celulares (11,2%), de móveis (10,8%), de linha branca (10,4%), de imóveis (8,6%), de automóveis e motos (7,6%), de material de construção (7,6%), de cama, mesa e banho (2,4%) e a de eletroportáteis (2%). Para as categorias eletrônicos e telefonia e celulares, a média de gastos deve ficar em R$ 1.337 e R$ 418, respectivamente.
Em relação às compras pela internet para o quarto trimestre, o levantamento mostra que 86,3% dos consumidores têm intenção de adquirir produtos por meio da web. A categoria que lidera a intenção de compras pela internet é a de eletrônicos, respondendo por 32,8%, seguida por informática, com 30,2%.