Há pouco menos de três meses da Black Friday (24 de novembro), especialistas se reuniram para entender o que as pequenas e médias empresas podem fazer desde já com o objetivo de conquistar o máximo de vendas possíveis nesta data, que é uma das melhores para o varejo brasileiro. No ano passado, a Black Friday, movimentou mais de R$ 6,1 bilhões no país.
A Black Friday é um evento que representa uma oportunidade significativa para impulsionar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os consumidores tradicionais. "A oportunidade é grandiosa, mas os desafios também são significativos uma vez que é necessário não apenas cuidar das vendas e dos funcionários, mas da logística, das redes sociais do negócio e da satisfação dos consumidores, oferecendo segurança e satisfação com as compras realizadas. Por isso é importante se se preparar para esse evento desde já", afirma Pedro Baron, diretor-geral da Melhor Envio, logtech para quem vende online.
Por isso, as marcas Bagy, Bling, Etus, Octadesk, Tray , Vindi e própria Melhor Envio reuniram 7 dicas para PMEs se prepararem para essa maratona comercial de forma exitosa. Confira:
- Descontos atraentes e promoção eficaz: a essência da Black Friday são os descontos. Certifique-se de oferecer promoções atrativas, que incentivam as compras, mas sem colocar em risco a saúde financeira do seu negócio. Utilize plataformas de mídia social, e-mail marketing e outros canais para promover sua loja e suas ofertas;
- Plataforma de e-commerce: utilize uma plataforma de e-commerce confiável para vender seus produtos online e que dê conta da maior demanda de ofertas e acessos que são esperados neste período, de modo a proporcionar uma experiência de compra fácil e segura aos clientes;
- Planejamento financeiro: definir um orçamento preciso para a logística, por exemplo, é o primeiro passo. Entenda como funcionam os gastos com frete do seu negócio e inclua esse cenário no planejamento para a Black Friday. Isso garante a possibilidade de manter as operações de maneira sustentável e evitar surpresas desagradáveis.A incerteza é parte inerente do comércio. Portanto, possuir um plano de contingência é essencial. Esteja pronto para adaptar as estratégias de entrega, caso fatores externos influenciem a operação;
- Infraestrutura e parcerias estratégicas: tenha os recursos necessários para armazenar, embalar e transportar produtos sem problemas, incluindo espaço de armazenamento e veículos de transporte. Se não possui uma frota própria, considere contratar uma plataforma logística confiável. Faça uma pesquisa minuciosa e selecione uma empresa que tenha experiência na gestão da demanda da Black Friday e de outras datas sazonais;
- Equipe e estoque preparados: estar preparado para o aumento no volume de vendas é fundamental. Isso implica em ter estoque suficiente e uma equipe pronta para lidar com uma demanda intensa, inclusive no pós-venda, evitando gargalos e insatisfações nesse período tão crucial para os consumidores;
- Comunicação transparente: manter os clientes informados sobre os planos de entrega é uma estratégia de relacionamento crucial. Essa medida minimiza frustrações e reclamações, além de demonstrar profissionalismo. Seja claro em relação aos prazos de entrega e disponibilize o código de rastreio para que o cliente possa acompanhar o processo sempre que quiser;
- Pagamentos: escolha um sistema dedicado à gestão e recebimento de pagamentos seguros, que ofereça diferentes opções, tornando-se mais acessível e conveniente para um público amplo. Isso, consequentemente, pode gerar aumento das vendas, reduzir carrinhos abandonados e melhorar a experiência do cliente. É importante ainda certificar-se de que os métodos de pagamento estão atualizados e que os processos de checkout são simplificados.
Segundo dados do relatório State of the Connected Customer de 2022, para 95% dos brasileiros, a experiência oferecida por uma marca é tão importante quanto os produtos e serviços. Por isso, a Black Friday 2023 pode ser uma valiosa oportunidade para as PMEs.