MIT Technology Review divulga lista com os empreendedores mais inovadores do Brasil até 35 anos

0

A MIT Technology Review Brasil, plataforma do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, divulga nesta quinta-feira (5) os vencedores da edição brasileira do prêmio Innovators Under 35. A iniciativa, que já é tradicional nos Estados Unidos, desde 1999, desembarca pela primeira vez no Brasil, visando destacar e premiar jovens inovadores, com até 35 anos, que possuem projetos disruptivos desenvolvidos em seis categorias: arte, tecnologia, saúde, ESG, inteligência artificial e negócios.

"Trouxemos o Innovators Under 35 para o Brasil com o objetivo de fortalecer e impulsionar o ecossistema de inovação em diversos setores. Nos Estados Unidos, desde 1999, o prêmio acontece e se tornou uma chancela que mostra ao mundo os inovadores que estão moldando o futuro da ciência e tecnologia. Nossa missão aqui é criar essa cultura e desenvolver o progresso dos nossos empreendedores, destacando aqueles que estão fazendo a diferença" explica André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil e coordenador do U35.

Dentre os mais de mil e cem inscritos nesta primeira edição do prêmio, foram selecionados 18 vencedores, sendo eles: César Natalio de Freitas Filho – WeCancer; Gabriel Marmentini –  Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) e Pedro Henrique Coelho Santoro – DrCare (na categoria saúde). Anna Beserra – SDW para todos; Rachel Maranhão – MABE Biografia e Carlos Eduardo Brito Lira – Gerando Falcões (ESG). Pedro Freire – IA Azul; Carla Moussalli – LinkFit e Alexandre Messina – Fundador do ZapGPT (Inteligência Artificial).  Iane Cabral – Plasma e do Setor W; Vítor Cunha – Magroove e Rafael Sanches – Filadélfia e Casa Vista. (Artes). Carolina Kia Takada – Bud; Paul Malicki – Flapper e Hendel Favarin Martines- Escola Conquer (Negócios). Gabriel Polverelli – Estúdios Lumx, Luana Wandecy Pereira Silva – Blindog e Lucas Lima – Projeto João de Barro (Tecnologia).

"A lista reflete que o Brasil já tem a capacidade de amadurecer o seu processo de inovação individual. A gente já enxerga esse modelo nas organizações, há um avanço nesse contexto, mas, quando a gente fala de indivíduos (empreendedores/intraempreendedores), ainda tem um espaço maior para crescimento", explica Miceli,

O coordenador do U35 também identificou, com a pesquisa, as diferenças entre o nosso ecossistema de inovação e os dos países mais avançados do mundo.

"Também fica clara a diferença de maturidade de inovação entre o mercado brasileiro e as sociedades consideradas mais desenvolvidas, como a China e os Estados Unidos, por exemplo. Há uma característica importante nesse mercado que se traduz numa inovação ainda mais complexa, que é pautada em pesquisas muito caras, equipamentos de custo elevado. Ou seja, jovens que fazem pautas de ecossistemas muito mais estruturados e com acesso a elementos mais sofisticados. Fato esse que contribui para produzir essa inovação", finaliza André.

Os escolhidos pelo júri técnico do Innovators Under 35 são empreendedores que conseguiram transformar tecnologias densas em soluções práticas e disruptivas para a sociedade, agregando valor a uma necessidade que temos.  Seja ela para as indústrias, saúde, empresas, artes, negócios e até na área de tecnologia", explicou Miceli.

Metodologia do prêmio

Para chegar aos ganhadores do Innovators Under 35, a MIT Technology Review Brasil analisou a candidatura de mais de mil e cem pessoas com menos de 35 anos. Desse total, após análise do júri técnico de cada categoria, que incluiu representantes do Technology Review americana,  200 foram considerados aptos e 18 selecionados para receber a chancela.

Os Innovators Under 35 serão homenageados  em um palco do Rio Innovation Week (RIW), o maior evento de inovação da América Latina e, além do reconhecimento público, os premiados terão a oportunidade de participar de um painel exclusivo e serão celebrados em um evento especial no prestigiado Museu do Amanhã. Neste evento, representantes do governo, universidades, corporações, startups e investidores de risco se reunirão para fomentar o ecossistema inovador brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.