Agora é oficial. O Google desistiu do acordo com o Yahoo na área de publicidade on-line por meio de buscas patrocinadas. A informação foi dada pelo vice-presidente sênior e chefe de assuntos legais do Google, David Drummond, por meio de um post no blog oficial da empresa.
A razão para a desistência da parceria, segundo ele, foram as seguidas objeções do Departamento de Justiça (DOJ) americano ao negócio. Além disso, as mudanças no contrato realizadas no último fim de semana não foram suficientes para convencer o órgão regulador a dar o aval para o negócio.
"Depois de quatro meses de revisão, incluindo discussões sobre variadas possibilidades de mudanças no acordo, está claro que os órgãos reguladores e alguns anunciantes continuam preocupados sobre essa parceria. Mas, é claro, estamos desampontados com o insucesso do acordo", escreveu Drummond.
Ele deu a entedner que o órgão regulador muito provavelmente bloquearia o acordo. Por meio de um comunicado divulgado nesta quarta-feira, 5, o Departamento de Justiça americano apontou que já havia avisado o Google que entraria com um processo para impedir o acordo, usando como argumentos as atuais regras antitruste dos EUA. Na visão do DOJ, o negócio tiraria os benefícios da concorrência para os consumidores, como preços baixos e melhores serviços e inovações.
O Yahoo se mostrou indignado com a atitude do Google em determinar o fim das negociações e por meio de um comunicado deixou clara a sua decepção com o fato de a empresa ter desistir do acordo, em vez de encarar a Justiça.
Apesar disso, o Yahoo fez questão de frisar que o acordo era apenas uma das estratégias da empresa na busca por maiores receitas no mercado e que o fato não altera os planos da empresa em ter melhores serviços de buscas e mais inovações.
- Fim de papo