A TIM apresentou nesta quarta-feira, 5, o seu balanço do terceiro trimestre de 2008 e os números são bastante favoráveis em relação aos do começo do ano. A empresa apresentou lucro líquido de R$ 22,5 milhões entre julho e setembro e um Ebitda – lucro antes da aplicação de juros, depreciações e amortizações – de R$ 800 milhões. O resultado representa um acréscimo de R$ 235 milhões em comparação com o mesmo trimestre de 2007.
Além disso, a companhia conseguiu melhorar muito sua margem Ebitda (relação entre o Ebitda e o lucro líquido), fechando o trimestre em 23,8%. No terceiro trimestre de 2007 este índice era de 6,5% e no segundo trimestre de 2008, de apenas 3,8%. A receita bruta da operadora foi de R$ 4,68 bilhões no último período, mostrando um crescimento de 5,5% em relação ao ano passado.
Os resultados positivos desse trimestre estão amparados em uma melhoria dos indicadores operacionais da TIM, um dos grandes destaques do balanço. A empresa conseguiu reduzir drasticamente o seu nível de inadimplência que era de 9,6% da receita líquida em 2007. No último período, a inadimplência caiu para a casa de 4,7%. Também houve melhora no custo de aquisição de clientes (SAC), que apresentou redução de 14% em relação ao ano anterior e está agora em R$ 110.
As melhoras operacionais, segundo a empresa, são resultado de uma melhor gestão dos investimentos em publicidade, subsídio de aparelhos e da política de comissões. A empresa também comemora a marca de mais de um milhão de clientes usando serviços de voz ou dados 3G.
Receitas
A receita de serviços de valor agregado (SVA) foi de R$ 403 milhões no terceiro trimestre e já representa 10% da receita bruta dos serviços prestados pela operadora. A operadora, no entanto, manteve-se estável com relação aos níveis de uso de seus clientes. A Receita Média por Usuário (Arpu) continua em R$ 29,70 e a média de uso de minutos por usuário (MOU) está em 101 minutos/mês. Mesmo sem apresentar elevação nesses indicadores, a TIM ainda possui uma carteira de clientes com consumo acima da média do setor, segundo a empresa. A TIM possui 35,2 milhões de clientes.
Backbone próprio
A empresa investiu R$ 511 milhões no terceiro trimestre, sendo a maior parte desse dinheiro (82%) aportada em tecnologia da informação e expansão da rede 3G. Estão incluídos nesses investimentos, os recursos para a implementação de uma rede metropolitana no Rio de Janeiro, empreitada iniciada nos últimos meses.
Além do backbone carioca, a TIM pretende investir em uma rede própria de fibras óticas em São Paulo e em mais cinco cidades brasileiras. A licitação em São Paulo já foi iniciada, segundo informou hoje o presidente da companhia, Mario Cesar Pereira de Araujo, mas a implantação só deve ter início em 2009. As demais cidades não foram anunciadas pela TIM. Os diretores da companhia apenas confirmaram que Belo Horizonte está entre as regiões em análise e que a implantação do backbone próprio será feita em nas cidades com maior tráfego.
A TIM espera reduzir seus gastos com essas redes quando o projeto for concluído, ao deixar de alugar linhas de outras operadoras. O foco é a oferta de banda larga, que se mostra promissora nos próximos anos, e dar mais robustez aos serviços fixos lançados pela operadora. O presidente da TIM reclamou dos altos custos de acesso às redes no Brasil. "Os custos destes meios no Brasil ainda são muito altos. Construir uma rede também tem custos, mas o retorno é rápido, então vale à pena", afirmou Mario Cesar.