Depois de ter concordado em reduzir sua oferta e superado assim as propostas financeiras feitas pelas demais concorrentes, a empresa Padtec foi confirmada como a vencedora do leilão para a contratação de equipamentos e serviços do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Com isso, caberá à empresa iluminar as fibras óticas já instaladas em diversas regiões do país para possibilitar a transmissão de dados, visando a implantação da internet de banda larga. O leilão foi aberto na última sexta-feira, 29, e teve o resultado divulgado nesta sexta-feira, 5. As demais concorrentes que participaram da disputa – ZTE, Ericsson e Huawei – não apresentaram recurso contra a escolha.
A Padtec havia apresentado lance inicial de R$ 68,99 milhões, mas reduziu a proposta para R$ 63,099 milhões. Não foi a melhor oferta do leilão, mas acabou classificada em primeiro lugar porque foi apresentada pela única empresa brasileira na disputa. O leilão da Telebras atende às regras da Medida Provisória 495, de 2010, que dá preferência às empresas que têm plantas industriais no país.
A Telebras também anunciou que fará mais dois leilões este mês. O pregão para a aquisição de software e serviços será no dia 19 próximo e o leilão para contratar enlaces de rádio digital para distribuir o sinal até a sede dos municípios contemplados pelo PNBL está marcado para o dia 22 deste mês. Com informações do TELETIME News.
- Disputa