Para acompanhar as novas tendências do uso da tecnologia para a tomada de decisão a partir de dados estruturados e não estruturados, a desenvolvedora dinamarquesa Targit, com presença no Brasil desde 2010, lança a nova versão de seu aplicativo de Business Intelligence – o Targit BI Suite – de acordo com as visões do instituto de pesquisa Gartner. A tecnologia passa a ser disponibilizada simultaneamente em todos os países de atuação da companhia.
O lançamento da nova versão do Targit BI Suite aconteceu no mesmo momento em que o Gartner promoveu seu simpósio internacional e reforça a visão do futuro que será baseada em quatro forças que atuarão diretamente sobre a economia das empresas: mobilidade, computação em nuvem, redes sociais e internet.
Levando em conta os mais de seis bilhões de celulares em serviço no mundo, a desenvolvedora focou em mobilidade, trazendo para o Targit BI Suite uma ferramenta chamada Targit Touch Client, que tem como principal função analisar dados através de equipamentos móveis. De qualquer lugar onde o usuário esteja, é possível tomar decisões em tempo real através das informações disponibilizadas em devices como o iPad ou iPhone. Por meio da tecnologia touch, que traz ainda mais facilidades para acessar as análises e relatórios, pode-se fazer o drill down dos dados e ainda obter notificações quando ocorrem mudanças.
As redes sociais, fenômeno do novo cenário econômico que influencia mais de três bilhões de internautas, segundo o Gartner, é outro atrativo da ferramenta. Para possibilitar a avaliação de informações que circulam pela rede, a companhia desenvolveu a solução Targit Social Analytics App. “Além de buscar informações nas redes sociais, o sistema ainda faz uma análise do sentimento das pessoas em relação a temas, marcas e produtos, assim como identifica quem está influenciando discussões. Com capacidade para processar grandes quantidades de dados, a solução foi desenvolvida pensando no impacto causado pelo Big Data”, comenta Allan Pires, CEO da Targit Brasil.
Os dados não estruturados e reunidos em planilhas ou documentos que não fazem parte do banco de dados das empresas é outra preocupação da Targit para compor sua nova versão. De olho neste cenário, que se torna cada dia mais comum em função do grande volume de dados que circulam a partir de diferentes fontes, a desenvolvedora traz a solução Targit Xbone, que cria análises rápidas com um simples clicar e arrastar, a partir da tecnologia in-memory e de parâmetros que o próprio usuário estabelece.
- BI