Pouco mais de cinco meses após seu lançamento, o portal CarZ acaba de atingir a marca de 550 mil usuários únicos mensais. Fruto da parceria de três empresas (Multi Interativa, Matel Autoshow e EX), o portal tem a meta de se tornar o maior do Brasil focado na venda de automóveis para pessoas físicas nos primeiros 12 meses de atuação.
De acordo com Eduardo Foz, um dos diretores do CarZ, a rápida adesão dos usuários indica que o modelo adotado pela empresa é correto. "Além do volume de usuários únicos, neste período chegamos a mais de 100 mil compradores mensais", comemora.
O CarZ conta hoje com cerca de 1 milhão de usuários cadastrados e cerca de 25 mil veículos anunciados mensalmente. Para Foz, os números são resultado do modelo adotado pela empresa. Do lado o usuário, ele é o único portal de compra e venda de carros que permite operações off-line. "Por conta de nossa presença nos feirões de carros Autoshow aos domingos no Anhembi, Ceagesp e ABC e também em Belo Horizonte", lembra o executivo. Com isso, a contratação dos anúncios pode ser feita tanto pela internet, quanto nos feirões, com pacotes de R$ 30 a R$ 79 e opção de sete dias grátis.
Do lado da operação, o portal também é o único a não contar com uma instituição financeira entre seus sócios, que segundo o executivo, lhe dá mais liberdade na hora de oferecer serviços agregados, como financiamento e seguros. Exemplo disso são as recém-firmadas parcerias com o consórcio Caoa e os bancos Pecúnia e Cacique.
Fonte de renda
Os serviços agregados, aliás, representam apenas parte do faturamento do portal, que tem foco no faturamento orgânico trazido pelos anúncios e serviços. Os 25 mil carros anunciados hoje no portal pagam anúncio, sendo 80% deles pessoas físicas.
O site foi desenhado com foco no gerador de demanda, que é o consumidor final. Outra ferramenta utilizada para atrair e fidelizar o público é a rede social do portal CarZ, que reúne informações para os fãs de carros antigos, especiais, e dados sobre o automobilismo, mercado, lançamentos etc. Ali os usuários podem compartilhar suas experiências, fotos e assuntos ligadas ao tema automóvel com total integração com o Facebook.