Com o objetivo de modernizar o sistema de cobrança de pedágio, a EcoRodovias implementou na SP-333, no trecho entre Itápolis (SP) e Jaboticabal (SP), o projeto Free Flow, uma tecnologia de pedágio eletrônico operada por pórticos que elimina a necessidade de praças de pedágio físicas. Equipados com câmeras e sensores avançados, os pórticos identificam veículos por meio da placa ou TAG, registrando a passagem de maneira precisa e ágil.
Esse projeto, pioneiro no estado de São Paulo, foi realizado em parceria com a Populos e a Nutanix, responsáveis pela implementação de soluções de hardware e software para virtualização, gerenciamento de workloads, monitoramento, otimização, armazenamento e gestão dos dados capturados. Essas soluções tecnológicas foram fundamentais para criar uma estrutura robusta e automatizada, a qual não só melhora a fluidez do tráfego e reduz custos operacionais, mas também aumenta a eficiência e a segurança do sistema de cobrança.
O coordenador de infraestrutura de TI do Grupo EcoRodovias, Yrai Labate, destacou a importância da solução: "Foi uma implantação do zero. Nosso objetivo com a Nutanix era prover robustez e resiliência às praças de pedágio eletrônicas. Não tínhamos um modelo comparativo; foi uma mudança completa na tecnologia de A para B."