A fabricante de chips AMD anunciou novas parcerias e a expansão de contratos que já mantém com fabricantes locais de placas-mãe e placas de vídeo. Os acordos foram firmados com a Digitron, MSI, ECS, Visum e Livon, empresas que, juntas, devem produzir mais de 1 milhão de placas em 2008 com chipsets AMD para atender principalmente o canal de distribuição e os OEMs locais, empresas que montam PCs.
De acordo com Otto Stoeterau, gerente de infra-estrutura e produtos gráficos da AMD para a América Latina, após a aquisição da ATI, no fim de 2006, a empresa aumentou significativamente o portifólio de produtos e hoje é capaz de fornecer soluções integradas com chipset, placas de vídeo e processadores para qualquer segmento de mercado. Como conseqüência, ele diz que houve um aumento na demanda por infra-estrutura de hardware e as parcerias recém-estabelecidas ou ampliadas no Brasil visam ao abastecimento de revendas, integradores e fabricantes locais de microcomputadores. ?A produção local gera agilidade e vantagem competitiva. O consumidor poderá contar com um produto de alto desempenho e menor custo, devido ao aumento de volume?, afirma Stoeterau.
Inicialmente, segundo o executivo, a maioria das placas-mãe será produzida com chipset AMD690 e, no decorrer de 2008, a fabricação deve ser distribuída entre o AMD690 e o futuro chipset da família, o AMD700.
A Livon, que produz placas de vídeo no Brasil, com tecnologia Sapphire e AMD e também placas-mãe com chipset da AMD e da Foxconn, avalia como bastante positivo do acordo. ?O resultado dessas parceiras é um pleno alinhamento com todas as tendências internacionais, por meio do qual disponibilizamos localmente o que há de mais avançado no mundo. Essa combinação representa um grande diferencial e uma nova força no mercado, garantindo lucratividade e ótimos negócios para nossos parceiros?, afirma Arthur Leite, diretor de negócios da Livon.
A gerente de marketing da Digitron, Regiane N. Xylaras, avalia que o momento é propício para aumentar o volume da produção de placas com o chipset AMD690, considerando a demanda do mercado e a força da tecnologia da AMD. ?Estamos muito satisfeitos com a oportunidade?, comenta ela.
Para o executivo Marcos Jun Sawaguchi, da VS Company, responsável pela distribuição de produtos da Visum no Brasil, a demanda do mercado por processadores AMD e a crescente procura por placas-mãe de qualidade geram uma oportunidade muito positiva. ?Este é um ótimo momento para iniciarmos a distribuição, pois as revendas estão sem boas opções atualmente", comenta.