Publicidade online na China deve atingir a casa dos 900 milhões de euros

0

O mercado de publicidade online na China pode ultrapassar a marca de 881 milhões de euros (o equivalente a R$ 2,3 bilhões) neste ano, um crescimento de 114,6% em relação a 2006, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira pela imprensa estatal chinesa. O relatório da empresa de pesquisas de mercado Nielsen prevê que o mercado de anúncios na internet no país asiático registre um aumento ainda mais acentuado no ano que vem, antes dos Jogos Olímpicos de Pequim, que começam em 8 de agosto.

A Nilsen avalia que, devido à importância do evento desportivo, muitas empresas nacionais e internacionais devem anunciar seus produtos e serviços no mercado da gigante asiática para chamar a atenção dos seus potenciais milhões de consumidores.

Os quatro principais portais de internet na China (Sina, Netease, QQ e Sohu) são os grandes beneficiários do vertiginoso crescimento do negócio da publicidade online, cujas receitas totais alcançaram os 67,8 milhões de euros (R$ 180,8 milhões) no terceiro trimestre deste ano, segundo a agência oficial Nova China.

O estudo da Nielsen mostra que as empresas de entretenimento e de bens de consumo são as que mais gastam para anunciar na internet, ultrapassando as sociedades financeiras e imobiliárias.

O número de internautas na China era de 162 milhões no fim de junho e, a cada minuto, quase cem pessoas navegam na rede mundial pela primeira vez, segundo estatísticas do Centro de Informação de Internet daquele país.

Até 2015, a China deve se tornar o segundo maior mercado de consumo do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com os resultados de uma pesquisa do banco de investimento Crédit Suisse, publicada no início do ano na imprensa oficial chinesa Segundo essa análise, a China ultrapassará o Japão, a Alemanha, o Reino Unido e a Itália, com uma participação de 14,1% do consumo total das maiores economias.

Apesar das preocupações do governo de não passar uma imagem capitalista da cidade de Pequim, a imprensa local calcula que os Jogos Olímpicos de 2008 terão o dobro dos parceiros comerciais de qualquer outra prova olímpica realizada até hoje, tendo já mais de 50 marcas associadas.

Segundo uma outra pesquisa, da empresa de consultoria ZenithOptimedia, sobre o impacto dos Jogos no mercado publicitário chinês, cerca de 20% dos anúncios terão alguma relação com as Olimpíadas.

Com informações da Agência Lusa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.