No Brasil, 98% das empresas e 60% dos cidadãos utilizam a internet. Das empresas, 98% usam a web para obter informações e trocar e-mails e 84% gostariam de usar futuramente mais serviços de banking. As informações constam do estudo "Cities Net Opportunities", patrocinado pela Cisco e conduzido pela consultoria internacional Illuminas.
Para entender a transição do uso da internet em mercados emergentes, o estudo analisa o uso corrente e a demanda futura por serviços on-line em áreas urbanas de seis países: Brasil, África do Sul, Argentina, México, Polônia e Rússia.
No Brasil, a pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Manaus, nas quais foram entrevistados por telefone 1.003 pessoas e 300 empresas, das quais 45% são pequenas empresas, 29% médias e 26% grandes corporações.
Do total, 89% das empresas pesquisadas acreditam que a internet melhorou a comunicação interna e externa e 75% estão certas de que a rede mundial contribuiu para aumentar a satisfação dos clientes.
Além disso, a pesquisa apontou que 91% das empresas acreditam que o governo deveria tornar o acesso à internet mais fácil para as pessoas, mesma opinião de 78% dos cidadãos. A conexão residencial é usada por 74% dos cidadãos consultados.
Em relação às barreiras para o uso da internet no Brasil, 9% das organizações apontam o alto custo, mas 51% disseram não ver obstáculos para o seu uso. Já 35% dos cidadãos citam a falta de habilidade e conhecimento, 18% apontam o alto custo e 15% a falta de acesso.
- Massificação da web