Uma pesquisa recente da comScore revelou que 38% dos usuários de smartphones utilizaram o aparelho ao menos uma vez para uma operação de compra em setembro. Os produtos mais procurados foram bens digitais, como músicas e conteúdos em lojas de aplicativos, roupas, ingressos e cupons de desconto. "Consideramos que atualmente há 90 milhões de usuários nos Estados Unidos. Os varejistas sem uma estratégia bem desenvolvida para mobilidade não estão apenas perdendo uma oportunidade imensa, mas também correndo risco de se tornarem ultrapasados para esses consumidores", ponderou o vice-presidente sênior de mobilidade da comScore, Mark Donovan.
Cerca de metade do m-commerce (47%) ainda se refere a conteúdos dispositivos móveis, como músicas, vídeos e programas, o que mostra o uso bem-sucedido das lojas virtuais de aplicativos, conhecidas como app stores. Além disso, 37% dos consumidores utilizaram o aparelho para compra de roupas e acessórios, seguido de ingressos (35%) para jogos e shows e cupons de desconto (34%), de sites de compra coletiva.
A pesquisa mostra ainda que o local mais utilizado para as operações de m-commerce ainda é a residência, apontada por 56% dos entrevistados. Em segundo lugar, aparecem lugares externos como parques, restaurantes e escolas, com 42%. O ambiente de trabalho foi escolhido por 42% dos internautas para realizar compras com smartphones.