A ESET anuncia o lançamento do ESET Online Scanner para Facebook, disponível de forma gratuita para todos os usuários da rede social. O lançamento faz parte de uma iniciativa voltada a reduzir o número de malwares (códigos maliciosos) disseminados pela rede social. Ela ajudará os usuários a scanear, identificar e remover códigos maliciosos do equipamento usado.
"Nosso objetivo é oferecer aos usuários a tecnologia adequada para melhorar a experiência deles com nossos serviços e melhor proteger seus equipamentos. O ESET Online Scanner para Facebook irá reduzir, de forma significativa, o número de links maliciosos, que recebem trilhões de clicks, que tomam conta do Facebook todos os dias", afirma Chetan Gowda, do Facebook.
A ferramenta foi desenvolvida para detectar e limpar computadores infectados de usuários da rede social. "A ESET está satisfeita em oferecer esse serviço aos usuários do Facebook de todo o mundo. O sistema de assinatura com baixo impacto no sistema e a melhor tecnologia de detecção da ESET usada no ESET Online Scanner garantem uma detecção efetiva e fácil, de forma gratuita", destaca Ignacio Sbampato, Chief Sales e Marketing Officer da ESET.
Quando um usuário do Facebook acessa sua conta, o próprio Facebook busca sinais de qualquer comportamento suspeito – como envio de spam ou de links infectados. Se qualquer atividade desse tipo é detectada, o usuário recebe uma mensagem sugerindo que use o ESET Online Scanner para Facebook, de forma totalmente gratuita.
Durante o tempo em que o usuário baixa o programa e roda o scanner, pode continuar a navegar no Facebook e em outros serviços, sem qualquer perda de performance do equipamento. Quando termina o scaneamento, o internauta recebe uma notificação pelo Facebook e pode ver os resultados do mapeamento de ameaças. A limpeza começa assim que o processo de scaneamento está completo, se qualquer tipo de malware for descoberto. Ao final, o usuário recebe um relatório e o link para o site da ESET.