A Siemens PLM Software anunciou nesta quarta-feira, 5, sua quinta aquisição em 2018 com a COMSA Computer und Software GmbH, empresa com sede em Munique que desenvolve software para projeto de sistemas elétricos e engenharia de fiação.
A solução LDorado é uma das líderes em software de engenharia e projeto de fiação para o setor automotivo da Alemanha, refletindo o vasto conhecimento local e a presença no mercado, com um portfólio de produtos consolidado e forte ênfase nos padrões.
A equipe e a tecnologia da COMSA se unirão à unidade Mentor, que faz parte da Siemens PLM Software, trazendo capacidades importantes de análise de dados de projeto e engenharia de fiação para a linha de produtos da Siemens.
A Bishop and Associates estima que em 2017 o mercado de montagem de cabos movimentou US$ 155 bilhões, com cerca de 30% desse valor relacionado ao setor automotivo. De acordo com uma pesquisa da Cowen (de 19 de outubro de 2018), "o cabo elétrico corresponde ao terceiro maior custo de um carro (atrás do motor e chassi).
Os cabos elétricos são construídos individualmente e podem atingir cerca de 50% do custo de mão de obra do carro inteiro. Eles também são o terceiro componente mais pesado (atrás do chassi e do motor). Qualquer tecnologia que reduza esse peso contribui diretamente para a economia de combustível." Com essa aquisição, a Siemens planeja ampliar globalmente o fornecimento de novas tecnologias para eliminar interrupções na indústria de cabos automotivos causadas por megatendências como veículos elétricos e de direção autônoma.
O software Capital da Siemens, que faz parte do portfólio da Mentor Graphics, empresa também adquirida recentemente, é usado em aplicações variadas, que incluem o desenvolvimento de arquitetura elétrica/eletrônica, projeto e manutenção de sistemas elétricos, e projeto e fabricação de cabos elétricos. A COMSA fornece tecnologias de análise de dados de projeto e engenharia de fiação que são fundamentais, com forte suporte para novos padrões de dados emergentes principalmente na Europa.
A negociação foi concluída no dia 3 de dezembro de 2018. As condições da negociação não foram divulgadas.