Um novo relatório da Juniper Research descobriu que a autenticação biométrica será usada para garantir US$ 2,5 trilhões em transações de pagamento móvel até 2024, um aumento de quase 1.000% nos US$ 228 bilhões que se espera que sejam transacionados através do método até o final de 2019.
A nova pesquisa, "Autenticação de pagamento móvel e segurança de dados: criptografia, tokenização e biometria 2019-2024", mostra que a disponibilidade de hardware biométrico dedicado não será um obstáculo ao uso biométrico, pois estará presente em cerca de 90% dos smartphones até 2024 No entanto, esperamos que menos de 30% desses telefones sejam usados ??para autenticar pagamentos sem contato, graças à presença de cartões sem contato.
O relatório também mostra que o uso do reconhecimento facial, seja baseado em hardware ou software, está ganhando terreno na autenticação de pagamento baseada em impressões digitais. A Juniper Research acredita que, devido à onipresença das câmeras de smartphones e à capacidade de utilizar plataformas de biometria como serviço com base em software, elas atingirão um nível de uso semelhante ao da biometria de hardware dedicada nos próximos 5 anos.
Padrões para levar a biometria para navegadores móveis
O relatório observa que existem vários padrões e protocolos de pagamento entrando em vigor no futuro que aumentarão o uso da biometria móvel. Mais particularmente, o requisito do 3D Secure 2.0 para autenticação de dois fatores levará os comerciantes a adotar biometria para tornar a experiência de pagamento mais suave em uma variedade de plataformas.
"A biometria tem sido tradicionalmente usada para pagamentos pessoais sem contato", observou o autor da pesquisa James Moar. "No entanto, com um aumento na necessidade de autenticação suave em todos os canais de mCommerce, prevemos que mais de 60% dos pagamentos biometricamente verificados serão feitos remotamente até 2024".
No entanto, o relatório mostra que isso se limitará principalmente a dispositivos Android, pois o iOS atualmente não suporta autenticação WebAuthn. Devido a isso, o uso da biometria para pagamentos móveis em dispositivos não iOS aumentará o dobro da taxa dos dispositivos baseados no sistema operacional da Apple.