Workflow como aliado para otimizar a rotina de trabalho híbrida

0

A consolidação do modelo de trabalho híbrido deixou muitos desafios para os líderes de empresas em todo o mundo, o modelo de trabalho híbrido passou a exigir mais preparo, atenção e organização nos processos de gestão, ficando cada vez mais evidente a busca necessária pela otimização desses fluxos.  

Um levantamento realizado pelo Google Workspace, em parceria com a consultoria IDC Brasil, revelou que somente neste ano mais da metade (56%) das organizações brasileiras passaram a atuar com o formato de trabalho híbrido, havendo um aumento de 12% em relação a 2021 (44%). O estudo ainda indica que 85% dos profissionais já estão neste formato de trabalho definitivo, quando comparado ao ano anterior, em que apenas 43% informaram já estar atuando neste modelo. 

No entanto, apesar de a era digital e tecnológica estarem facilitando os fluxos de trabalho, ainda é muito comum encontrar processos burocráticos dentro de organizações – o que pode ser modificado com a adoção de métodos e recursos adequados. Aqui, trago um exemplo de uma ferramenta eficiente: o mapeamento e automatização do fluxo de trabalho ou workflow, em inglês, usando ferramentas low-code.  

A automatização do seu fluxo de trabalho, muitas vezes, pode parecer confusa e difícil de ser realizada. Porém, a prática pode ser implementada rapidamente em diversas áreas, desde as atividades da rotina das equipes até aquelas relacionadas ao pós-venda. Ao realizar o método na sua empresa, você consegue visualizar de forma clara pontos dos processos que podem ser ineficientes ou que requerem aprimoramentos, como burocracia excessiva, duplicidade de informação, tempo longo de execução das tarefas, falta de padrão e erros de execução. Desse modo, é possível entender qual caminho é percorrido no processo, que informações são necessárias, quais atividades devem ser executadas desde o momento em que uma solicitação é feita até a sua conclusão.  

Para explicar melhor, exemplifico com um problema muito comum das equipes híbridas:  o excesso de reuniões para acompanhamento da realização de tarefas. Ao automatizar os processos de trabalho usando tecnologia low-code, esse problema acaba deixando de fazer parte da realidade da empresa. 

Na prática, a automatização traz controle e distribuição automática de tarefas com prazos e responsáveis definidos. 

Através de softwares que criam aplicativos de processos usando tecnologia low-code, é possível ter uma visão ampla dos processos de trabalho, padronizar as atividades e suas execuções, deixando-as cada vez mais claras, organizadas e eficientes. Isto é, os processos de trabalho realizados passam de uma pessoa para outra de forma automatizada, o que evita ruído de informação e reuniões de acompanhamento.  

Além disso, aquelas tarefas que são muito semelhantes – e até mesmo desnecessárias – também podem ser eliminadas. Dessa maneira, a repetição em diferentes partes do processo será menos recorrente, o que reflete diretamente na otimização de tempo. 

Para deixar os fluxos de trabalho mais padronizados, fluídos e organizados, é fundamental que líderes analisem e entendam os processos dentro de suas organizações. Como resultado, as equipes ganham mais tempo e eficiência em suas atividades. 

Bruna Amaral Castro, Head of Sales & Marketing da Zeev.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.