O novo Super App da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) chegou para transformar a rotina de quem deseja pilotar aviões, helicópteros ou planadores. Com funcionalidades que abrangem desde a gestão de habilitações e registro de horas de voo até o agendamento de cursos e exames médicos, o aplicativo centraliza todas as necessidades do aspirante a piloto em uma interface prática e acessível. Fruto de uma parceria tecnológica entre a Anac o Serpro, a solução foi lançada em uma cerimônia nesta quarta-feira, 4 de dezembro, em Brasília.
Transformação digital
"A gente tem o desejo de facilitar a vida das pessoas ao longo do tempo, sobretudo a vida do nosso principal regulado, que são os pilotos. E nesse sentido, o SuperApp vem com essa pegada de facilitação, de viver a jornada do usuário, de tentar entender o lado do cliente", anunciou Tiago Sousa Pereira, diretor presidente da Anac, durante a cerimônia de lançamento da plataforma.
Alexandre Amorim, presidente do Serpro, destacou a importância do trabalho conjunto entre a Anac e o Serpro na criação do SuperApp. Ele ressaltou que a conquista foi fruto de uma colaboração que uniu a tecnologia e inteligência do Serpro ao conhecimento especializado e às regras de negócio da Anac. "Quando uma tecnologia é desenvolvida desta forma e tendo o cidadão, o usuário no centro das atenções, o resultado é um trabalho significativo de transformação digital. E trabalhar fazendo a transformação e a inclusão digital, para que mais pessoas tenham acesso a serviços públicos, esse é o grande segredo; e a Anac, com a entrega desse SuperApp, está dando um grande passo nesta direção", destacou Amorim.
Cesar Velloso, CEO do Gartner Brasil, empresa parceira da Anac na revisão de seus processos, classificou o lançamento do SuperApp como um marco no setor público brasileiro. Ele destacou que a ferramenta demonstra como a tecnologia pode aprimorar a experiência do usuário de forma integrada, proativa e personalizada. Segundo ele, a Anac está na vanguarda do conceito de "pós-digital", ao não apenas digitalizar processos, mas também agregar valor, ampliar serviços e integrar tecnologias emergentes.
Para Mariana Altoé, diretora da Anac, diferente de uma simples digitalização, a solução representa uma abordagem mais ampla e estratégica, focada em transformar a jornada do usuário de maneira fluida, eficiente e personalizada. "É uma alegria muito grande a gente fazer o lançamento desse SuperApp, porque esse aplicativo vai revolucionar nossa prestação de serviços, ele vai revolucionar a nossa relação com o usuário e, certamente, vai se tornar uma referência na prestação do serviço digital no setor público", comemorou Mariana.
Jornada do aspirante a piloto
O SuperApp da Anac torna mais acessível o sonho de se tornar piloto na aviação civil, oferecendo uma plataforma prática e centralizada para aspirantes a pilotos. A ferramenta permite gerenciar cursos realizados, contabilizar horas de voo, confirmar voos pendentes, realizar pagamentos e emitir o Certificado de Habilitação Técnica (CHT). Além disso, os usuários podem acessar clínicas e escolas credenciadas, receber orientações personalizadas baseadas em seu perfil e progresso, e acompanhar prazos e documentações necessárias em um só lugar. Com suporte proativo, o aplicativo ainda envia notificações e lembretes para garantir que nenhum passo importante seja perdido.
Evolução gradual
A solução é inicialmente voltada para a jornada de habilitação de novos pilotos, mas a ideia da agência é ampliar gradualmente a oferta de serviços para os profissionais da aviação civil e cidadãos que interagem com o órgão.
"Esse lançamento do Super App é modular. A gente começou com o piloto privado, mas as nossas próximas etapas agora são o piloto comercial, vamos ter o piloto de linha aérea, inclusão de habilitação, revalidação de habilitação, vamos ter as jornadas também de comissário, de mecânico de manutenção aeronáutica. Tudo isso chegará em módulos que serão implementados ao longo do tempo", adiantou Elder Rodrigues, superintendente da Anac.