Regido pelo princípio da transparência, o Banco Central do Brasil (BC) informa a ocorrência de incidente de segurança com dados pessoais envolvendo informações dos entrevistados na 2ª edição da pesquisa "O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento", ocorrida entre outubro e novembro de 2023.
A pesquisa, feita a cada 4 anos, tem por finalidade auxiliar a definição das políticas públicas relativas aos meios de pagamento no Brasil e seus resultados são disponibilizados publicamente com a finalidade de prestar contas à sociedade e de subsidiar pesquisas acadêmicas e profissionais. Ao divulgar, em 29 de novembro de 2024, o resultado da pesquisa e os respectivos dados, o BC publicou também, acidentalmente, em virtude de um erro operacional, dados pessoais dos respondentes. A falha foi identificada pelo próprio BC no mesmo dia e a publicação imediatamente retirada da internet e substituída pelos dados corretos, sem qualquer informação pessoal.
"Informamos que foram expostos indevidamente os seguintes dados dos 1.500 indivíduos que participaram da pesquisa: nome, endereço, número de telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, nível de renda, vínculo empregatício, possibilidade de acesso à internet, grau de conhecimento sobre finanças digitais, posse de conta transacional, meio no qual recebe a principal fonte de renda, hábito de uso e preferências no uso de meios de pagamento, hábito em verificar extrato da conta, facilidade em identificar pagamentos na conta, hábito em verificar fatura de cartão de crédito, facilidade em identificar pagamentos na fatura de cartão de crédito, determinantes de escolha do meio de pagamento, determinantes de escolha de pagamento parcelado, avaliação sobre o Pix e hábito de uso do Pix", diz o comunicado.
Segundo o BC, não foram expostos dados como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras.
As pessoas que tiveram seus dados potencialmente expostos serão notificadas pelo BC por meio de carta.
"Como consequência dessa potencial exposição de dados, salientamos que as pessoas que participaram da pesquisa tomem cuidado caso sejam abordadas por meio de ligação de telefone, que mencione seus hábitos de uso de meios de pagamento ou qualquer outro dado informado durante a entrevista. É provável que a ligação seja uma tentativa de golpe", avisa o BC.
Ainda regido pelo princípio da transparência, o BC informa que tomou todas as medidas exigidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Além disso, é mantida página específica em seu sítio para registrar incidentes de segurança desse tipo.