Aware acaba de liberar seu mais recente Relatório de Confiança do Consumidor em Biometria de 2024 sobre a confiança no uso da biometria e revela que mais de 50% de todos os usuários se autenticam com biometria diariamente e a outra metade utiliza a autenticação biométrica frequentemente ou sempre para acessar aplicativos móveis, sinalizando um caminho claro para a adoção em massa da tecnologia à medida que ela se torna mais integrada a dispositivos utilizados no cotidiano, como smartphones e laptops.
No entanto, os consumidores têm uma consciência acentuada da sensibilidade de seus dados biométricos e estão procurando usar a biometria de provedores que possuem políticas claras sobre o gerenciamento de dados.
Essas tendências estão entre as principais descobertas do relatório, que traz outras tendências importantes sobre as percepções e o uso da autenticação biométrica pelos consumidores. A equipe da Aware conduziu o estudo com base em perguntas destinadas a descobrir as percepções dos consumidores, o conhecimento, uso e preocupações sobre autenticação biométrica, e apurou que a esmagadora maioria (75%) acredita que os dados biométricos são seguros ou muito seguros em comparação com as senhas tradicionais.
"Uma esmagadora maioria dos entrevistados concorda que a tecnologia biométrica se tornará mais prevalente nos próximos cinco anos. Isso não é totalmente surpreendente, dado que os consumidores geralmente reconhecem a superioridade da biometria sobre senhas nas áreas de segurança, conveniência e velocidade de acesso", comenta Heidi Hunter, Chief Product Officer, Aware.
"No entanto, o que é notável é que um grande percentual entrevistado declarou que está mais disposto a confiar em algumas organizações do que em outras, com base em uma capacidade demonstrada de coletar e gerenciar dados biométricos de maneira responsável. Claramente, o desejo por conveniência e velocidade está vencendo, porque o aumento nos casos de uso está se expandindo. Achamos que há uma grande oportunidade para as marcas aproveitarem os benefícios de oferecer biometria ao se comunicar com os seus clientes, abordando suas preocupações sobre o uso de dados e oferecendo opções alternativas de autenticação."
O Relatório de Confiança do Consumidor em Biometria de 2024 entrevistou mais de 1 mil consumidores nos EUA e reúne uma combinação de dados com e insights de especialistas para criar um guia de negócios de biometria, e outras descobertas incluem:
– Segurança e conveniência são os dois principais motivos para usar autenticação biométrica, que tendem a ter mais influência do que preocupações com confiança: 62% dos respondentes observaram que nunca deixaram de usar a tecnologia por causa de problemas de confiança;
– Ainda assim, preocupações significativas persistem, especialmente quando se trata de violações de dados e com tecnologias de suporte. Uma esmagadora maioria dos consumidores se sente neutra ou desinformada sobre como seus dados biométricos são usados e armazenados pelas empresas;
– Embora se sintam muito confortáveis ou confortáveis com o uso da tecnologia biométrica em locais públicos, como aeroportos e estádios, mais de 40% ainda se sentem neutros, desconfortáveis ou muito desconfortáveiscom essa ideia;
– Para mais da metade dos entrevistados, comunicações transparentes de empresas sobre o uso de dados biométricos mudaram sua confiança na biometria. Além disso, 60% de todos os entrevistados declararam que oferecer alternativas de opt-out e configurações de privacidade controladas pelo usuário aumentariam sua confiança nas tecnologias biométricas.
– Entre todos os setores, a confiança é menor no setor de jogos de azar on-line e maior no setor bancário; a confiança na biometria também é maior entre a Geração Z e menor entre as gerações mais velhas, incluindo a Geração Y, a Geração X e os Baby Boomers;
"As empresas estão buscando maneiras de impulsionar a fidelidade à marca, oferecendo ótimas experiências ao usuário combinadas com o máximo em segurança. A autenticação biométrica pode ser a resposta, e se elas estão hesitando é porque não têm certeza se ela será aceita, e isso não deve ser uma preocupação", comenta Hunter. "Nosso estudo demonstra claramente que os consumidores estão muito confortáveis com a biometria, mostrando que as empresas podem colher mais benefícios de fidelidade do cliente se trabalharem com os parceiros certos e se posicionarem como excelentes administradores de dados biométricos."