A melhoria da renda do brasileiro aumentou o potencial de consumo das classes C e D e modificou o perfil de compras do consumidor na internet segundo aponta estudo realizado pela plataforma digital MoIP, de gestão de pagamentos na web. Conforme o levantamento, feito na primeira metade do ano passado, uma das mudanças é que passaram a ser adquiridos produtos de maior valor agregado, o que levou a um aumento do tíquete médio para R$ 295.
De acordo com o estudo, os principais responsáveis pelo aumento dos gastos dos consumidores na internet foram os produtos de informática. No primeiro semestre de 2010, o setor respondeu por 71% das vendas feitas por meio da rede. Um ano antes, em 2009, informática respondia por apenas 3,43% das transações, ocupando a quinta posição.
O restante das vendas ficou distribuído entre produtos de lojas de departamento on-line (2,53%), leilões (1,45%), artigos esportivos (1,27%), empréstimos (1,20%) e outros (22,55%). Em 2009, o hábito de consumo era totalmente diferente: em primeiro lugar estavam as viagens, com 16% das vendas, seguidas por artigos esportivos (10,63%), artigos de uso adulto (10%), comunicação multimídia (7,03%) e, em quarto lugar no ranking, informática (3,43%). As lojas de departamento nem apareciam entre os cinco primeiros colocados.
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