A Novartis e Qualcomm Life, subsidiária Qualcomm, estão trabalhando em conjunto no desenvolvimento de uma versão digital do dispositivo inalador Breezhaler da Novartis, usado para tratar pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) .
O dispositivo de próxima geração, incorpora um pequeno módulo de baixa potência descartável, para permitir que os doentes tenham acesso aos seus próprios dados em tempo real, relacionados com a sua utilização do produto.
O módulo sem fios transmitem os dados para o smartphone do usuário e um aplicativo móvel Novartis DPOC, que envia os dados para a nuvem, permitindo que os doentes e seus prestadores de cuidados de saúde possam monitorar sua condição. O dispositivo conectado estará pronto, segundo estimativas, para uso em 2019.
DPOC
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) afeta cerca de 210 milhões de pessoas em todo o mundo e é a terceira principal causa de morte. É progressiva (geralmente piora com o tempo), e pode ser uma doença com risco de vida. DPOC torna difícil para respirar, com sintomas que têm um impacto destrutivo sobre a função dos pacientes (ou seja, limitação de atividade, diminuição da mobilidade) e qualidade de vida.
Considera-se frequentemente ser uma doença de terceira idade, mas as estimativas sugerem que 50% das pessoas com DPOC têm agora menos de 65 anos de idade, resultando em aumentos de absenteísmo, aposentadoria precoce e redução na participação da força de trabalho.