NVIDIA e AUDI pretendem lançar em 2020 carro que usará inteligência artificial

0

A NVIDIA e a Audi ampliaram sua parceria ao anunciar na CES 2017 que estão colaborando para colocar na estrada carros com inteligência artificial avançada a partir de 2020. Em seu discurso na abertura da CES, o fundador e CEO da NVIDIA, Jen-Hsun Huang  dividiu o palco com Scott Keogh, presidente da Audi of America para anunciar que os futuros modelos de carro da montadora alemã usarão Deep Learning para lidar com as complexidades da direção.

O foco da primeira fase dessa nova colaboração é o NVIDIA DRIVE PX, uma plataforma de inteligência artificial para carros autônomos que usa redes neurais de IA (Inteligência Artificial)  para entender o ambiente ao redor e determinar uma rota segura.

"A NVIDIA é pioneira no uso de inteligência artificial com Deep Learning para revolucionar o transporte", afirmou Huang. "O fato de a Audi adotar nossa plataforma de computação DRIVE para carros com IA acelerará a introdução de veículos autônomos de última geração, o que nos aproxima de um futuro com mais segurança no trânsito e novos serviços de mobilidade."

Keogh por sua vez disse que "os motoristas de Audi sabem o que há de melhor em desempenho e tecnologia. Em nossa busca conjunta por estradas mais seguras, a parceria entre Audi e NVIDIA expandirá o Deep Learning e a inteligência artificial para, o quanto antes, oferecer mais automação na estrada."

Um dos destaques da CES 2017 são as demonstrações de um Audi Q7 conceito de autodireção. Os passageiros ocupam o banco traseiro do veículo, e não há ninguém no banco do motorista.

Equipado com o DRIVE PX 2 e executando o software NVIDIA DriveWorks, o Q7 usa redes neurais profundas, especificamente, a NVIDIA PilotNet, que reconhece e compreende o ambiente variável e, ao mesmo tempo, dirige de modo seguro. A rota é modificada durante a demonstração e inclui uma variedade de superfícies, com ou sem demarcações, e uma área de construção simulada que exige desvio.

Durante o seu discurso, Huang aborda como a inteligência artificial antecipará as necessidades do condutor – dirigir até o escritório pela manhã e retornar para casa à noite, abrir e fechar automaticamente a garagem e ajustar a temperatura com base em preferências pessoais, além de entender e responder a solicitações em uma linguagem informal natural.

A NVIDIA e a Audi apareceram juntas pela primeira vez na CES há sete anos para anunciar uma parceria tecnológica que se expandiu gradualmente. Entre os resultados estão o de navegação Audi MMI e a cabine de pilotagem virtual da Audi, atualmente disponível em uma ampla gama de sedans, SUVs e carros esportivos da empresa. Nos próximos meses, a Audi lançará o novo A8, o primeiro veículo automatizado de nível 3 do mundo com o sistema Traffic Jam Pilot, com tecnologia zFAS, que integra hardware e software da NVIDIA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.