Comunicação: a chave para o sucesso na nova economia

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Não é segredo que nos últimos anos a preocupação em torno da economia, inflação e uma potencial recessão crescente atingiu não só pequenos e médios negócios. Independentemente do tamanho, localização e/ou setor da empresa, o impacto de uma possível desaceleração econômica afetará quem não se preparou para essas reviravoltas.

Para as empresas, a comunicação é a chave para aliviar as preocupações dos funcionários e enfrentar uma recessão. Segundo pesquisa da GoTo, em parceria com a Researchscape International, em 2022, 45% dos mais de 2 mil funcionários das empresas respondentes relataram mais insegurança em relação ao trabalho do que no ano passado, e 25% não se sentem adequadamente informados sobre a saúde de sua organização.

Garantir uma equipe livre de inseguranças é indispensável para esses momentos turbulentos, com a certeza de que o sucesso será uma consequencia pós dificuldades. Por isso, manter uma relação mútua de confiança é uma garantia extra de segurança de emprego.

Entre ações que as empresas podem tomar para melhorar essa relação, investir em uma boa comunicação interna é um bom começo para essa preparação para um futuro que, pelos eventos recentes no mundo, se mostra incerto.

Manter os funcionários por dentro das notícias boas e ruins da empresa é uma das maneiras de ter a confiança e o comprometimento do público interno.

Outra ação muito citada entre os funcionários dessa mesma pesquisa é o olhar dos gestores para os desafios com a perspectiva de seus funcionários. Mais de 76% dos líderes das empresas pesquisadas concordaram que seu negócio está municiando a equipe com os recursos necessários para a resolução de problemas. Por outro lado, 63% dos não gestores se sentiram da mesma forma.

Além disso, outros tópicos como falta de recursos também foram mencionados pelos colaboradores.

Nos dias de hoje, com o aumento do trabalho flexível, uma plataforma robusta de comunicação unificada e colaboração pode também ser utilizada para uma comunicação interna eficiente entre os funcionários. Utilizar chamadas de vídeo, emails e plataformas de chats facilita as conversas e a clareza.

Nessa nova economia instável, evitar uma rotatividade de colaboradores pode ser um passo importante para manter sua empresa funcionando sem ser tão afetada por uma possível crise que a possa atingir. Comunicar-se com os funcionários em seus canais preferidos e realmente ouvir suas preocupações para garantir que suas equipes estejam bem equipadas e confiantes pode ser a garantia para o sucesso nos tempos que virão.

Vanessa D'Angelo, head de Marketing LATAM da GoTo.

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