Migrar para a nuvem é a solução que muitas empresas encontram para lidar com a agilidade e a flexibilidade exigidas nos ambientes de TI moderno. A demanda atual requer que os hardwares mais antigos e os datacenters de muitas organizações sejam atualizados, evitando vulnerabilidades de segurança e melhorando o desempenho e qualidade do serviço.
Antes do processo começar, é necessário selecionar não apenas como a organização obterá os benefícios dentre as alternativas existentes, como também qual é o seu real objetivo com esta migração. Muitos projetos em nuvem fracassam justamente pela falta de clareza em torno dos resultados de negócio ou, até mesmo, quando as expectativas não estão totalmente definidas para agregar valor ao negócio.
Segundo o estudo Unlocking the Secrets of the Hybrid Cloud Leaders, realizado no primeiro semestre de 2022, 51% dos 300 entrevistados têm como principal objetivo criar experiências inovadoras e simples para seus clientes. Ou seja, a expectativa com a mudança para a nuvem é grande, mas é necessário que se tenha um planejamento.
Ao mesmo tempo, um levantamento recente divulgado pelo Gartner, mostra que os gastos mundiais com armazenamento em nuvem estão aumentando com o decorrer dos anos e devem atingir 500 bilhões de dólares até o fim de 2022. Já no Brasil, a expectativa é de que o investimento nos serviços em nuvem aumente 20% até o final do ano.
Uma jornada em busca do sucesso deve sempre começar pela definição de metas, entendendo quais são os problemas de negócio que a empresa quer resolver com a migração, sendo que diferentes indústrias podem encontrar desafios únicos. Por exemplo, na indústria de varejo, existem desafios para trazer proatividade ao negócio de forma que possam atender seus clientes independente de eventos ou sazonalidades especificas. Além disso, o conceito de "Pay Per Use" de Cloud, quando o pagamento é referente apenas ao que seu usa, oferece mais flexibilidade e alinhamento com sua necessidade.
Dessa forma, será possível determinar não apenas quais as ferramentas, conceitos e metodologias serão utilizados para traçar o caminho que será percorrido, mas também determinar quais projetos podem trazer um retorno rápido para a empresa. Com isso, é possível definir e priorizar as iniciativas que trazem sucesso para a operação.
Um parceiro de transformação pode ajudar neste desafio, trazendo profissionais qualificados para apoiar na criação desta jornada de forma sustentável! Afinal, é preciso pensar na modernização e na proteção das infraestruturas essenciais e dos aplicativos. Este provedor irá avaliar todos os sistemas de missão crítica que são essenciais para a condução dos negócios da empresa e, a partir deste ponto, estabelecer a melhor maneira de seguir com a transformação digital.
Ricardo Ferreira, VP e General Manager da DXC para América Latina.