Na busca pelo aumento de produtividade, a Inteligência Artificial se destaca hoje como uma parceira das empresas na otimização de tempo, para liberar os colaboradores para outras tarefas. E não são as grandes empresas que estão se destacando na adoção da IA: 42% dos funcionários de pequenas empresas e 37% das médias usam a tecnologia, enquanto só 23% dos colaboradores nas grandes empresas usam, segundo o relatório State of Sales and Marketing, conduzido pela Pipedrive. Mas as PMEs estão avançando no uso da IA? Elas usam para quais fins?
A maioria dos usuários de Inteligência Artificial nas PMEs não vai além dos recursos iniciais. Menos de um terço a utiliza para transcrever e resumir chamadas (29%) ou para pesquisar clientes em potencial (24%). Um número ainda menor de empresas usa a IA para inteligência de dados (17%) ou marketing (14%), segundo dados do State of AI in Sales 2024, da Pipedrive.
O mesmo estudo revela quais são os três diferentes estágios da adoção da IA pelas PMEs. A lacuna entre eles sugere que há espaço para as empresas aproveitarem todo o potencial da IA, ao se aprofundarem em seus recursos e tomarem decisões orientadas por dados que maximizam a eficiência e a lucratividade. Para explorar o máximo do potencial das ferramentas de IA, aqui vão os estágios mais comuns e como avançar na adoção da Inteligência Artificial:
Estágio 1: Criação e resumo de conteúdo
O jeito mais simples de começar a adotar a IA é com a automação da criação de conteúdo e com resumo de informações. Os usuários costumam usar a ferramenta para textos de e-mails, conteúdo de marketing e resumir interações com o consumidor. Além de tarefas mais fáceis ou mais curtas, a IA pode ajudar a transcrever reuniões longas e resumi-las com os pontos mais relevantes, facilitando a criação de atas de reunião.
Estágio 2: Produtividade e eficiência nas vendas
No segundo estágio da adoção da IA pelas PMEs, elas começam a usar a tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência, principalmente no gerenciamento de chamadas de vendas e prospecção de outbound. A IA pode ajudar as equipes de vendas a priorizar leads de alto valor, automatizar acompanhamentos e analisar conversas para melhorar as interações com os clientes. Apostar nisso pode gerar volume de vendas. Parte do aumento de produtividade está em conseguir fazer com que a IA sugira ações de acordo com as informações depositadas, além de experimentar novas possibilidades.
Estágio 3: Inteligência de dados e marketing
No estágio final da adoção da IA está a inteligência de dados e a otimização do marketing. Em um primeiro momento, pode ser que os usuários acreditem que gerar gráficos é tudo o que é possível fazer. Mas aqui, as empresas podem aproveitar os recursos avançados da IA para identificar padrões de vendas e direcionar estratégias de marketing. Ao final de um grande volume de vendas, por exemplo, seja por um mês especial ou por uma data comercial importante, é hora de identificar os acertos e pontos a serem melhorados, o que pode ser facilitado pela IA.
A IA tem o potencial de revolucionar a inteligência de dados, as estratégias de vendas e a personalização do marketing, oferecendo às empresas uma vantagem competitiva. E é sempre bom lembrarmos que a IA funciona de forma semelhante ao gênio da lâmpada: quanto mais específico você for com ele, mais exato será o resultado que ele trará. Você é o mestre que comanda.
Zahra Jivá, Diretora de estratégia global de vendas da Pipedrive.