Os estágios mais comuns da adoção da IA pelas PMEs e como avançar

0

Na busca pelo aumento de produtividade, a Inteligência Artificial se destaca hoje como uma parceira das empresas na otimização de tempo, para liberar os colaboradores para outras tarefas. E não são as grandes empresas que estão se destacando na adoção da IA: 42% dos funcionários de pequenas empresas e 37% das médias usam a tecnologia, enquanto só 23% dos colaboradores nas grandes empresas usam, segundo o relatório State of Sales and Marketing, conduzido pela Pipedrive. Mas as PMEs estão avançando no uso da IA? Elas usam para quais fins?

A maioria dos usuários de Inteligência Artificial nas PMEs não vai além dos recursos iniciais. Menos de um terço a utiliza para transcrever e resumir chamadas (29%) ou para pesquisar clientes em potencial (24%). Um número ainda menor de empresas usa a IA para inteligência de dados (17%) ou marketing (14%), segundo dados do State of AI in Sales 2024, da Pipedrive.

O mesmo estudo revela quais são os três diferentes estágios da adoção da IA pelas PMEs. A lacuna entre eles sugere que há espaço para as empresas aproveitarem todo o potencial da IA, ao se aprofundarem em seus recursos e tomarem decisões orientadas por dados que maximizam a eficiência e a lucratividade. Para explorar o máximo do potencial das ferramentas de IA, aqui vão os estágios mais comuns e como avançar na adoção da Inteligência Artificial:

Estágio 1: Criação e resumo de conteúdo

O jeito mais simples de começar a adotar a IA é com a automação da criação de conteúdo e com resumo de informações. Os usuários costumam usar a ferramenta para textos de e-mails, conteúdo de marketing e resumir interações com o consumidor. Além de tarefas mais fáceis ou mais curtas, a IA pode ajudar a transcrever reuniões longas e resumi-las com os pontos mais relevantes, facilitando a criação de atas de reunião.

Estágio 2: Produtividade e eficiência nas vendas

No segundo estágio da adoção da IA pelas PMEs, elas começam a usar a tecnologia para aumentar a produtividade e a eficiência, principalmente no gerenciamento de chamadas de vendas e prospecção de outbound. A IA pode ajudar as equipes de vendas a priorizar leads de alto valor, automatizar acompanhamentos e analisar conversas para melhorar as interações com os clientes. Apostar nisso pode gerar volume de vendas. Parte do aumento de produtividade está em conseguir fazer com que a IA sugira ações de acordo com as informações depositadas, além de experimentar novas possibilidades.

Estágio 3: Inteligência de dados e marketing

No estágio final da adoção da IA está a inteligência de dados e a otimização do marketing. Em um primeiro momento, pode ser que os usuários acreditem que gerar gráficos é tudo o que é possível fazer. Mas aqui, as empresas podem aproveitar os recursos avançados da IA para identificar padrões de vendas e direcionar estratégias de marketing. Ao final de um grande volume de vendas, por exemplo, seja por um mês especial ou por uma data comercial importante, é hora de identificar os acertos e pontos a serem melhorados, o que pode ser facilitado pela IA.

A IA tem o potencial de revolucionar a inteligência de dados, as estratégias de vendas e a personalização do marketing, oferecendo às empresas uma vantagem competitiva. E é sempre bom lembrarmos que a IA funciona de forma semelhante ao gênio da lâmpada: quanto mais específico você for com ele, mais exato será o resultado que ele trará. Você é o mestre que comanda.

Zahra Jivá, Diretora de estratégia global de vendas da Pipedrive.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.